O dia 16 de janeiro de 2023 representa um marco na história da Guarda Municipal de São José dos Pinhais (GM-SJP): é comemorado o aniversário de 17 anos da 1ª turma de agentes formados.

O primeiro concurso público para a GM de São José dos pinhais, realizado em 2005, teve um total de 190 vagas, sendo 160 para homens e 30 para mulheres. Em decorrência das avaliações físicas, nem todas foram preenchidas, sendo que o chamamento dos aprovados aconteceu no ano de 2006.

De lá para cá, foram efetivadas mais duas turmas, em 2010 e 2012. Atualmente, todos os cargos de chefia, coordenação, direção e secretário são ocupados por guardas municipais, dentro da estrutura da Secretaria Municipal de Segurança (SEMUSEG).

Em comemoração a essa data tão importante para a GM-SJP e para fortalecer ainda mais a segurança pública do município, serão convocados 45 novos agentes aprovados no último concurso público, ampliando assim o quadro de Guardas Municipais de São José dos Pinhais.