Logo

Portal da Prefeitura


Em 2018, acolhimento institucional da Prefeitura atendeu cerca de 380 pessoas em SJP

Publicado em 22 de fevereiro de 2019 às 10:04

(Texto: Alexandre Torres Jr / Foto: Divulgação / Prefeitura SJP)

 

Entre idosos, mulheres, crianças e adolescentes afastados do convívio familiar em função do abandono ou em cumprimento judicial de medida protetiva os serviços de acolhimento institucional realizados no município ofereceram em 2018, para quase 400 pessoas, infraestrutura material e humana que proporcionaram, ao acolhido, condições de desenvolvimento.

 

Os serviços de acolhimento institucional intermediados pela secretaria de Assistência Social (Semas) da Prefeitura de São José dos Pinhais acolheram durante o ano passado aproximadamente 380 pessoas afastadas do convívio familiar, o número de atendimentos realizados no município foram divulgados pela ‘Divisão de Proteção Social Especial’ da secretaria.

De acordo com o relatório da Divisão, a Prefeitura acolheu nos Abrigos Municipais (unidades I, II e III) e entidades conveniadas, durante o ano passado, 242 crianças e adolescentes por meio de medida protetiva (ECA, Art. 101), aplicada por autoridade judicial.

A Prefeitura oferece também acolhimento destinado ao atendimento de idosos através das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), o município não conta com unidade própria para este serviço, mas tem convênio com uma ILPI que atendeu, no ano passado, 43 idosos com vínculos familiares fragilizados ou rompidos.

O município oferta ainda acolhimento institucional para mulheres em situação de violência doméstica, garantindo atendimento também para filhos menores de 18 anos.  Para ser acolhida no serviço, a vítima de violência precisa realizar um Boletim de Ocorrência (B.O) na Delegacia da Mulher e ser moradora de São José dos Pinhais, durante o ano passado, a Prefeitura acolheu 49 mulheres, 39 crianças e 07 adolescentes neste serviço municipal.