Dezenove escolas municipais de São José dos Pinhais, que aderiram no mês de março ao ‘Projeto Ecoviver’ desenvolvido em parceria do Grupo EcoRodovias e Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura – Semed, apresentaram na última semana no anfiteatro do Sesc do município peças teatrais como finalização da jornada.

Pautados nos dezessete objetivos de sustentabilidade da Organização das Nações Unidas – ONU, os alunos desenvolveram projetos pedagógicos a partir da percepção de problemas ambientais locais que abordaram temas como coleta seletiva e reciclagem de materiais, desigualdades sociais, diversidade e qualidade de vida, são alguns exemplos.

Desde março, professores da rede municipal de ensino utilizaram com as crianças jogos e dinâmicas para engajar pessoas (metodologia de gamificação) com o intuito de problematizar situações, criar hipóteses, investigar, analisar, comparar e tecer possíveis soluções locais para os problemas detectados, sempre envolvendo o diálogo com as famílias e comunidades.

“Cada escola apresentou uma peça teatral ou musical que enfatizou os desafios socioambientais vivenciados na comunidade, além de destacar a capacidade criativa dos alunos, o Projeto Ecoviver ressalta também a importância do protagonismo de cada um em todas as etapas da Educação Ambiental” comentou o Imar Augusto, secretário municipal de Educação.

(Por Alexandre Torres Jr / Foto: Divulgação / Prefeitura SJP)

PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.