Nesse momento de pandemia, desencadeada pelo surgimento do novo Coronavírus (Covid-19), a informação é uma importante, e necessária, ferramenta de combate à transmissão e contágio da doença.

Por esse motivo, a Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), desenvolveu o Centro de Informações Covid-19 (CIC) que atende toda à cidade – de segunda a sexta-feira – pelo telefone 3381 6388.

Das 7h às 19h, o CIC está disponível para esclarecer as principais dúvidas da população em relação ao enfrentamento da Covid-19 no município. A conscientização por parte da população ainda é o grande desafio no combate ao novo Coronavírus.

Além de informações sobre o funcionamento e atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São José dos Pinhais, o centro de informações também pode ser utilizado para tirar dúvidas de pacientes com sintomas ou assintomáticos, sobre locais e sistemas para resultados de exames (Covid-19), e ainda, informações da campanha de vacinação no município (horários, cadastro, idade, locais).

Diariamente, através da Sems, a Prefeitura também divulga no portal coronavirus.sjp.pr.gov.br o boletim epidemiológico com todos os números oficiais da doença no município.

No portal, além das medidas de prevenção contra o coronavírus conhecidas mundialmente (uso de máscara, lavagem frequente das mãos, utilização de álcool em gel (70%) e distanciamento social), é possível acompanhar o número de pessoas contaminadas pela Covid-19 em São José dos Pinhais, saber sobre o número de internamentos de pacientes com a doença, óbitos registrados por causa da infecção, além do número de pessoas recuperadas da enfermidade.

(Por Alexandre Torres Jr / Foto: Alvaro Matheus Heger / Prefeitura SJP)