As obras de duplicação e revitalização do Trecho Norte da Avenida Rui Barbosa, localizado no bairro Guatupê em São José dos Pinhais, continuam em ritmo acelerado. Além de beneficiar milhares de motoristas, que todos os dias circulam pela região, e de proporcionar mais desenvolvimento econômico e qualidade de vida aos moradores do bairro, as obras também oferecerão mais segurança aos pedestres e ciclistas que transitam pela localidade.

Na última quarta-feira (28) a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Semvop) coordenou a pavimentação com asfalto definitivo, de grossa espessura, do 1º trecho da obra que deve ter o tráfego de veículos liberado, nos próximos dias, para a retirada da outra parte do antigo calçamento em paralelepípedo.

Maior e mais importante eixo de ligação (Norte – Sul) da cidade, assim que estiver concluída, a duplicação e revitalização da avenida desafogará o trânsito de veículos de passeio e de caminhões, principalmente, nos horários de maior fluxo, manhã e final da tarde, já que o trecho norte da avenida corta a BR 277, além de ser rota alternativa para quem segue aos municípios de Pinhais e Piraquara.

Nesta etapa da obra, a pavimentação compreende 350 metros. Inicia no cruzamento com a Avenida Tomás Carmeliano de Miranda, até o cruzamento com a Rua Laerte Fenelon. Ambos, logradouros do bairro Guatupê. Por causa das obras, o trânsito é lento na região e todos devem redobrar a atenção no local.

Há mais de 20 anos, os moradores dos bairros Guatupê, Ipê e Afonso Pena, aguardavam por esta obra que está sendo entregue pela atual gestão. O Prefeito Toninho Fenelon esteve no local e falou sobre a importância da duplicação e revitalização da avenida para toda a região.

“O Trecho Norte da Avenida Rui Barbosa, localizado no bairro Guatupê, é um dos mais importantes eixos de ligação da cidade. Essas obras de duplicação e revitalização, desta parte da avenida, que está sendo entregue pela atual administração, vai beneficiar, diariamente, milhares de pessoas que circulam nesta região de São José dos Pinhais” comentou o prefeito Toninho, durante a pavimentação definitiva deste 1º trecho.

Além de ligar os bairros Guatupê, Ipê e parte do Afonso Pena, o Trecho Norte da Avenida Rui Barbosa é um importante eixo viário de conexão com outras localidades do município como Borda do Campo, o complexo industrial da Renault do Brasil, BR 277, Porto de Paranaguá, litoral do Estado, Curitiba, Pinhais, Piraquara e acesso as rodovias federais BR 376 e BR 116.

“Esta obra vai transformar a realidade, além de valorizar o bairro Guatupê. A atual administração está atendendo um pedido antigo da população. Pedestres, motoristas, passageiros do transporte coletivo, moradores que utilizam a bicicleta para o trabalho e outras atividades vão ter mais segurança para circular na avenida. Enfim, a obra de revitalização, além de oferecer mais qualidade de vida, deixará também o entorno da Avenida Rui Barbosa, importante entroncamento de São José dos Pinhais, muito mais seguro para todos e muito mais valorizado”, destacou o prefeito Toninho.

A ordem de serviço

Oriundos da parceria com o Governo do Estado do Paraná, os recursos disponibilizados para o município, volume de R$ 19 milhões, foram financiados pelo Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM), do Sistema de Financiamento de Ações nos Municípios (SFM) da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Obras Públicas.

Ao todo, são R$ 27 milhões de investimentos destinados à obra que vai proporcionar mais qualidade de vida aos moradores da região, trabalhadores do bairro, de outras localidades, e os visitantes.

(Por Alexandre Torres Jr / Foto: Paulo Szostak / Prefeitura SJP)