Divisão de Saúde Ambiental

A Vigilância Ambiental em Saúde é um conjunto de ações que proporciona o conhecimento e a detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou outros agravos à saúde.

Saúde ambiental é a parte da saúde pública que engloba os problemas resultantes dos efeitos que o ambiente exerce sobre o bem-estar físico e mental do ser humano, como parte integrante de uma comunidade. O técnico em saneamento atua no controle sanitário do meio ambiente, cabendo-lhe detectar, identificar, analisar, prevenir e corrigirriscos ambientais para a saúde, atuais ou potenciais, que possam ser originados:

  • Por fenômenos naturais ou por atividades humanas;
  • Pela evolução dos aglomerados populacionais;
  • Pelo funcionamento de serviços, estabelecimentos e locais de utilização pública;
  • Por quaisquer outras causas.

ANEXOS:

Rua Joaquim Nabuco, 1325 – São Cristóvão
São José dos Pinhais – Paraná – CEP: 83040-210
FONE (41) 3384-1228

UVZ

Unidade de Vigilância e Zoonoses

A Unidade de Vigilância de Zoonoses é um órgão da Divisão de Saúde Ambiental que pertence ao Departamento de Promoção e Vigilância da Secretaria Municipal de Saúde. Seu objetivo principal é a prevenção, monitoramento e controle de zoonoses.

Rua José Nogueira, 406 – Costeira / São Francisco

São José dos Pinhais – Paraná – CEP: 83015-540

Atualizado pela última vez em 05/12/2022 12:05:13