Divisão de Pecuária de São José dos Pinhais faz balanço de 2015

Publicado em 29 de dezembro de 2015 às 10:19

(Foto: Divulgação/PMSJP)

A Divisão de Pecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São José dos Pinhais, que atua no trato dos produtores da área rural do Município por meio de diversos programas que contêm visitas técnicas, orientações, vacinação do rebanho e incentivo a produção e criação, faz um breve levantamento de suas ações no ano de 2015.

A Prefeitura, por meio dessa Secretaria, subsidia parte dos serviços ofertados, como é o caso da vacinação contra brucelose que é aplicada por médico veterinário do quadro de servidores efetivos, sendo este serviço 100% subsidiado. Exames de brucelose e tuberculose que até setembro de 2015 eram 100% subsidiados, a partir de novo contrato, a Prefeitura subsidia 80%, o valor total investido pela administração pública com os em 2015 foi de pouco mais de R$ 135 mil.

As ações de subsidiar recursos, serviços e materiais aos produtores aconteceram na inseminação artificial, com valor superior a R$ 100 mil, sendo que a Prefeitura subsidiou 80%. Além de aquisição de vacinas contra a raiva animal e febre aftosa, e distribuição de alevinos que neste ano atendeu 18 piscicultores com mais de 52 mil alevinos e investimento de mais de R$ 12 mil.

Inúmeros produtores foram atendidos ao longo de 2015, sendo 533 com a vacina contra brucelose; 114 com exames de brucelose e tuberculose; 395 com a inseminação artificial em bovinos; 601 na distribuição de vacinas contra raiva animal e outros 1.473 para as vacinas contra febre aftosa e 64 produtores atendidos pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

A Divisão de Pecuária da Secretaria atua ainda na Feira do Peixe Vivo, que em 2015 teve nove produtores participantes e atendeu mais de 3 mil pessoas. Outros atendimentos como vistorias, atendimento técnico, emissão de Ordens de Serviço, somaram um total de 1.203.

Os números são ainda maiores quando se especifica a quantidade de itens subsidiados, a exemplo da Feira do Peixe Vivo 7.204 quilos de peixe vivo,  267 quilos de peixe eviscerado e 120 quilos de filé de Tilápia. No campo da imunização do rebanho do Município foram 11.284 doses de vacina distribuídas contra raiva animal e 13.645 doses de vacina contra febre aftosa, 2.741 exames de brucelose e tuberculose realizados, e 859 inseminações.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São José dos Pinhais lembra ainda que em 20 de março de 2015, foi entregue o certificado nº. 001 do Serviço de Inspeção Municipal para a empresa de supermercados Condor Super Center (Loja da Joinville).

.