Dia Mundial de Combate a Aids ganha ação na XV de Novembro

(Foto: Chrystian Oliva/PMSJP)

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Saúde e o Núcleo Municipal de Testagem e Aconselhamento em Saúde (Nutes), realizou nesta sexta-feira (01) uma ação na Rua XV de Novembro, em alusão ao Dia Mundial de Combate a Aids, celebrado anualmente em primeiro de dezembro.

A ação tem como intuito a prevenção e conscientização sobre o combate do vírus HIV/AIDS, além de orientar a população quanto ao sexo seguro e indicar serviços que são disponibilizados pelo município para exames e tratamentos da doença.

Tal orientação foi feita por meio da distribuição de materiais informativos e educativos, preservativos masculinos e femininos e abordagens realizadas pelos profissionais de saúde. Na ocasião, a equipe do Nutes também esteve fazendo o teste rápido para diagnóstico do HIV, que é totalmente sigiloso, gratuito e fica pronto em até 30 minutos.

Doença Grave

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) é uma doença crônica, infecciosa, causada por um retrovírus, o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que se caracteriza pela progressiva destruição do sistema imunológico humano. A evolução natural da infecção pelo HIV caracteriza-se por intensa e contínua replicação viral que, em sua forma mais grave, se manifesta pelo surgimento de diversas infecções oportunistas, que podem levar à morte. A Aids surgiu no início da década de 1980, e ainda hoje é  um grave problema de saúde pública devido ao crescente número de novos casos e as elevadas taxas de mortalidade causadas pelo vírus.

Anualmente, o Ministério da Saúde –   em alusão ao Dia 1º de Dezembro – Dia Internacional de Combate ao HIV/AIDS  – propõe uma mobilização nacional para colocar em evidência a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce.

Serviço

Para quem não conseguiu realizar o teste, o NUTES oferece o serviço em sua sede na Rua Voluntários da Pátria, 1393 – São Pedro, e atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

O Nutes faz o teste rápido para diagnóstico do HIV, que é totalmente sigiloso, gratuito e fica pronto em até 30 minutos (Foto: Chrystian Oliva/PMSJP)
(Foto: Chrystian Oliva/PMSJP)