No dia 1º de dezembro é comemorado o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS, a data serve para reforçar a solidariedade, tolerância, compaixão e compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV.

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Sida/AIDS) é causada pelo vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.

O vírus, é mais comumente transmitido durante a relação sexual sem uso de preservativo e pela troca de fluidos corporais. O contágio também pode acontecer durante a gravidez, no parto, em transfusões sanguíneas, transplantes de órgãos, pela amamentação e por compartilhamento de agulhas contaminadas.

A partir da década dos anos 80 foram criados os Centros de Testagem e Aconselhamento, os CTAs, que se caracterizam pela oferta do teste anti-HIV, acompanhado de aconselhamento pré e pós-exame, gratuidade, voluntariado e confidencial.

Em 2001, foi inaugurado em São José dos Pinhais o Programa Municipal de DST/AIDS, o qual é composto pelo Centro de Testagem e Aconselhamento em Saúde, o NUTES e o Serviço de Assistência Especializada – SAE, que contribui para promoção e prevenção do HIV/AIDS e das demais Infecções de Transmissão Sexual.

Se você teve alguma relação sexual sem preservativo ou se compartilhou seringas nas últimas semanas, você pode fazer o teste em qualquer centro de ajuda especializados em HIV/AIDS na sua cidade.

Caso você tenha tido qualquer situação em que exista risco de contaminação como: Violência sexual, relação sexual desprotegida (sem o uso de preservativo ou com rompimento do preservativo), acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico), o SUS oferece a PEP que é uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis, que consiste no uso de medicamentos para ajudar a reduzir o risco de adquirir essas infecções.

O laço vermelho é um símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a AIDS, reforçando a cada minuto a necessidade de ações e pesquisas sobre a epidemia.

Caso tenha alguma dúvida entre em contato com o NUTES (Núcleo Municipal de Testagem e Aconselhamento em Saúde):

De Segunda a sexta – feira das 08h ás 12h e das 13h ás 17h

Endereço: Rua Voluntários da Pátria, nº 1393 – Centro