Dia do Xadrez foi realizado na Escola Antônio Franco da Rocha

Publicado em 11 de agosto de 2017 às 10:36

(Fotos: Divulgação/Semed)

Na última quarta-feira (09) a Escola Municipal  Antonio Franco da Rocha, na Borda do Campo, realizou o Dia do Xadrez. Toda a escola se mobilizou para vivenciar um dia de desafios cognitivos, proporcionando o exercício da criatividade, autonomia, memória, pensamento profundo e das funções executivas. Cerca de 900 alunos participaram das atividades com profissionais da Secretaria de Educação (SEMED) e de Esporte e Lazer de São José dos Pinhais (SEMEL).

A Secretaria Municipal de Educação incentiva a pratica do xadrez nas escolas municipais como forma de aprendizagem complementar dos estudos, assim como aprimoramento intelectual nos alunos, o que reflete positivamente na aprendizagem das demais disciplinas.

“Estamos retomando o trabalho com o Xadrez nesse ano com mais força. Com o incentivo da prefeitura, tanto com as formações continuadas quanto com o Dia do Xadrez na Escola, reviveu nossa vontade de trabalhar com a modalidade”, afirma a professora Gislaine, professora de Educação Física e uma das responsáveis pelo desenvolvimento do xadrez na escola.

A diretora e a vice diretora relataram a satisfação das crianças.  “Foi muito gratificante ver no rosto dos nossos alunos a alegria e satisfação de estarem participando de um Circuito de Xadrez, e ainda proporcionar momentos diferenciados ao desenvolvimento da concentração, raciocínio lógico, respeito e disciplina no desenvolvimento de cada um”, relata a diretora Cristiani Carmezim.

“Com certeza, foi um dia inesquecível! Parabéns à Secretaria de Educação, Secretaria de Esportes, voluntários e aos funcionários da nossa Escola. Todos envolvidos por um único objetivo comum!”,   comentou a vice diretora Edelci Maçaneiro.

O coordenador do Projeto de Xadrez na Secretaria de Educação Vinicius Silva Rodrigues dos Santos, ressalta o bons resultados do investimento que está sendo realizado.  “As formações para os professores da Área de Educação Física, os professores da Educação Integral e de Jovens e Adultos, junto com os projetos do Dia do Xadrez na Escola, do Xadrez Itinerante e o Mais Jogos Intelectivos já estão surtindo efeito positivo! Esperamos que o número de crianças e adultos beneficiados por essa modalidade seja ainda maior até o final do ano!, disse comentando que através de um ambiente de jogo, as crianças e os jovens aprendem enquanto se divertem, sendo possível estimular competências com todos os participantes.

De acordo com o coordenador do Projeto de Xadrez na Secretaria de Esporte e Lazer, Paulo Virgilio Rios Rodriguez, São José dos Pinhais é referência no desenvolvimento da modalidade de xadrez em suas diversas facetas: “Seja na utilização do xadrez como ferramenta pedagógica ou voltado ao alto rendimento, ou ainda na capacitação de professores e organização de eventos. Tudo isso é possível graças ao apoio incondicional da Prefeitura de São José dos Pinhais através do Prefeito Toninho Fenelon e Vice Thiago Buhrer, além da Secretária de Educação Ema Karam e Secretário de Esportes Alessandro Hendler. A equipe do Clube de Xadrez fica imensamente grata”, diz o coordenador.

No dia 18 (sexta) acontecerá o próximo encontro de formação continuada para o ensino de Xadrez, mais de 100 professores são esperados para dar continuidade na formação.

E no dia 18 encerram as inscrições para a III Etapa da Ginástica da Mente – Circuito de Xadrez de São José dos Pinhais, não percam!