23/11/2018

‘Dia do Rio’: lixo coletado em mananciais de SJP é exposto no Calçadão da XV

(Fotos: Edson Renato/PMSJP)

Ação realizada na manhã desta sexta-feira (23) chamou atenção e causou indignação de quem passava pelo Calçadão da XV de Novembro que recebeu nas primeiras horas do dia uma caçamba de resíduos retirados, pelas equipes de limpeza da SEMMA, dos principais rios urbanos que cortam a cidade. Neste sábado (24) é comemorado o ‘Dia do Rio’ em todo o país.

A população de São José dos Pinhais, foi surpreendida na manhã desta sexta-feira (23) ao passar pelo Calçadão mais movimentado e conhecido da cidade. Estrategicamente ali, bem no meio do Calçadão, a Secretaria municipal de Meio Ambiente – SEMMA, depositou propositalmente uma caçamba lotada de resíduos que foram retirados pelas equipes de limpeza da secretaria, em dois dias de trabalhos nos mais importantes rios que atravessam o município.

A ação “Achados & Perdidos”, que aconteceu ao longo do dia em frente a Secretaria de Cultura e do Teatro SESI, na XV de Novembro, foi desenvolvida pela SEMMA e teve o apoio do Departamento de Promoção e Vigilância (DPV) da Prefeitura.

Funcionários distribuíram materiais de informação e realizaram abordagens explicativas com objetivo de promover ainda mais a conscientização da população sobre o descarte correto e destino adequado desses resíduos.

“Esta ação foi pensada para realmente gerar impacto”, comentou o secretário de Meio Ambiente Áriston Carlos Ghidin, que esteve presente na ação. Segundo o secretário “diariamente retiramos muitos entulhos de dentro dos nossos rios; o município possui rotas exclusivas que atendem todos os bairros da cidade e que fazem a retirada de materiais descartados; a população precisa ser sensibilizada, ter consciência de destinar de forma adequada o lixo que não é lixo e não fazer descarte principalmente próximo aos rios ou às margens; realizamos aqui mais uma tentativa de preservação do meio ambiente”, orientou o secretário.

O “Achados & Perdidos”, retirou em dois dias de trabalhos sofás, pneus, mobílias, garrafas, sacos plásticos, roupas, tênis, carcaça de eletrodomésticos, pedaços de brinquedos e colchões encontrados dentro dos rios Rio Pequeno, Iguaçu, Ressaca, Itaqui, Avariú entre outros.

A SEMMA realiza o trabalho de limpeza dos mananciais que passam pela cidade em todas as épocas do ano e fornece a toda população coletas diferenciadas que retiram todos os tipos de materiais.

Amanhã (24) é comemorado o ‘Dia do Rio’ em todo o país. Esta data foi instituída pela grande preocupação em preservar e proteger os recursos naturais.

Ação realizada na manhã desta sexta-feira (23) chamou atenção e causou indignação de quem passava pelo Calçadão da XV de Novembro que recebeu nas primeiras horas do dia uma caçamba de lixo reciclável retirado, pelas equipes de limpeza da SEMMA, dos principais rios urbanos que cortam a cidade.

“Esta ação foi pensada para realmente gerar impacto”, comentou o secretário de Meio Ambiente Áriston Carlos Ghidin que esteve presente na ação. Segundo o secretário “diariamente retiramos muitos entulhos de dentro dos nossos rios; o município possui rotas exclusivas que atendem todos os bairros da cidade e que fazem a retirada de materiais descartados; a população precisa ser sensibilizada, ter consciência de destinar de forma adequada o lixo que não é lixo; realizamos aqui mais uma tentativa de preservação do meio ambiente”, orientou o secretário.

O “Achados & Perdidos”, retirou em dois dias de trabalhos sofás, pneus, mobilias, garrafas, sacos plásticos, roupas, tênis, carcaça de eletrodomésticos, pedaços de brinquedos e colchões encontrados dentro dos rios mais importantes que atravessam o município entre eles o Rio Pequeno, Iguaçu, Ressaca, Itaqui, Avariú entre outros.

A SEMMA realiza o trabalho de limpeza dos mananciais que passam pelo município em todas as épocas do ano e fornece à toda população rotas exclusivas da Prefeitura que retiram todos os tipos de materiais quando solicitados.

A ação “Achados & Perdidos”, que vai acontecer ao longo do dia em frente a secretaria de Cultura e do Teatro do SESI, na XV de Novembro, foi desenvolvida pela SEMMA e teve apoio do Departamento de Promoção e Vigilância (DPV) da Prefeitura.

Funcionários vão distribuir materiais de informação e realizar abordagens explicativas com objetivo de promover ainda mais a conscientização da população sobre o descarte correto e destino adequado desses resíduos.