A população de São José dos Pinhais, foi surpreendida na manhã desta sexta-feira (23) ao passar pelo calçadão mais movimentado e conhecido da cidade.

Estrategicamente ali, bem no meio do Calçadão da XV de Novembro, a Secretaria municipal de Meio Ambiente – Semma, depositou propositalmente uma caçamba lotada de resíduos que foram retirados pelas equipes de limpeza da secretaria em dois dias de trabalhos realizados nos mais importantes rios que atravessam o município.

A ação “Achados & Perdidos”, que aconteceu ao longo do dia em frente a Secretaria de Cultura e do Teatro Sesi, na XV de Novembro, foi desenvolvida pela Semma e teve o apoio do Departamento de Promoção e Vigilância (DPV) da Prefeitura.

Funcionários distribuíram materiais de informação e realizaram abordagens explicativas com objetivo de promover ainda mais a conscientização da população sobre o descarte correto e destino adequado desses resíduos.

“Esta ação foi pensada para realmente gerar impacto”, comentou o secretário de Meio Ambiente Áriston Carlos Ghidin, que esteve presente na ação. Segundo o secretário “diariamente retiramos muitos entulhos de dentro dos nossos rios; o município possui rotas exclusivas que atendem todos os bairros da cidade e que fazem a retirada de materiais descartados; a população precisa ser sensibilizada, ter consciência de destinar de forma adequada o lixo que não é lixo e não fazer descarte principalmente próximo aos rios ou às margens; realizamos aqui mais uma tentativa de preservação do meio ambiente”, orientou o secretário.

O “Achados & Perdidos”, retirou em dois dias de trabalhos sofás, pneus, mobílias, garrafas, sacos plásticos, roupas, tênis, carcaça de eletrodomésticos, pedaços de brinquedos e colchões encontrados dentro dos rios Rio Pequeno, Iguaçu, Ressaca, Itaqui, Avariú entre outros.

A Semma realiza o trabalho de limpeza dos mananciais que passam pela cidade em todas as épocas do ano e fornece a toda população coletas diferenciadas que retiram todos os tipos de materiais.

Amanhã (24) é comemorado o ‘Dia do Rio’ em todo o país. Esta data foi instituída pela grande preocupação em preservar e proteger os recursos naturais.

(Por Alexandre Torres Jr / Foto: Edson Renato/Prefeitura SJP)

PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.