A Prefeitura de São José dos Pinhais relembra que no sábado (14) acontecerá o “Dia do Lazer Acessível”, e juntamente nesta edição será realizado também o Festival Setembro Azul, ambos no Centro de Esporte e Lazer Max Rosenmann, no bairro Afonso Pena, ao lado do Terminal de Ônibus.

O evento é mais uma realização da Secretaria de Esporte e Lazer (SEMEL) em parceria com a Secretaria de Educação, onde o público alvo das ações são as pessoas com necessidades especiais (PNE) do município. Os participantes irão encontrará no local várias atividades pensadas e adaptadas para envolver toda a família que possuem PNEs, como, por exemplo, alongamento, jogos e dança e muito mais.

As atividades vão iniciar às 08h com previsão de encerramento às 17h.

O “Dia do Lazer Acessível” surgiu com base em conversas entre familiares e profissionais da Educação Especial do município com o principal objetivo de promover ainda mais a integração de PNEs da cidade. É um projeto que teve como idealizador o vereador Silvio Santo.

Festival em alusão ao Setembro Azul

Em alusão ao mês dos surdos, São José dos Pinhais sediará o 1° Festival Setembro Azul. O evento será totalmente gratuito e aberto a todos que tiverem o interesse de participar. 

O objetivo do Festival é aumentar o engajamento sobre o acesso a práticas esportivas e ao lazer por pessoas com deficiência. O evento é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a Associação dos Surdos de São José dos Pinhais, a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS), a Câmara Municipal de Vereadores e a Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal de Educação Básica Professora Ilza Souza Santos.

O Festival também será realizado buscando contribuir no processo de inclusão social envolvendo toda a Comunidade Surda de São José dos Pinhais e região. O evento promovido em celebração ao Setembro Azul traz para o município um movimento esportivo e cultural que valoriza o sujeito surdo. 

O Festival será no dia 14 de setembro, para iniciar as programações do dia, às 8h será feita uma concentração no Ginásio de Esportes e Lazer Max Rosenmann, na Avenida Rui Barbosa, onde será realizado um aquecimento com aulas de Body. Às 9h será feita a primeira largada de 3 km para modalidade de Running (um ritmo mais acelerado), em seguida a largada de 2 km para quem optar pela caminhada.

A competição será aberta para todas as pessoas que tiverem interesse em participar (de ambos os sexos, com ou sem deficiência) a partir dos 12 anos de idade. Depois da prática esportiva serão iniciadas as atrações culturais referentes ao Setembro Azul e mostras da comunidade surda, associações e escolas.  O Festival será um momento para valorizar o sujeito surdo dando visibilidade para essa comunidade e abrindo um espaço para que questões sobre acessibilidade passem a ser mais discutidas na cidade. 

A participação no evento será gratuita, entretanto, não será distribuído água e frutas para os participantes da prática esportiva, bem como não haverá kits com camisetas do evento.

Para quem havia feito a inscrição no evento enquanto estava sendo cobrada uma taxa de inscrição, basta entrar em contato com a ‎Escola Bilíngue para Surdos – Professora Ilza de Souza Santos‎, mediante a apresentação do comprovante de pagamento será feito o reembolso do participante e sua inscrição será mantida normalmente.