O Serviço Funerário – Divisão do Departamento de Controle Ambiental (Decam) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) – Prefeitura de São José dos Pinhais – informa que a visitação nos cemitérios do município nos dias 31 de outubro, 01 e 02 de novembro (Dia de Finados) poderá ser realizada das 08h às 15h. Após esse horário, somente enterros de falecimentos confirmados ou suspeitos de coronavírus serão autorizados.

Por causa da pandemia desencadeada pelo novo coronavírus (Covid-19) a visitação será permitida, mas os visitantes devem seguir todas as medidas preventivas e já conhecidas em relação ao combate da doença na cidade.

Na última quinta-feira (22) a Prefeitura publicou um novo Decreto Municipal (nº 4.077/2020) que trata sobre o funcionamento dos cemitérios na cidade durante o feriado do Dia de Finados (02 de novembro).

De acordo com o decreto, tanto o uso da máscara, quanto o distanciamento social de pelo menos 1,5 um metro e meio, em áreas de circulação, filas de entrada, no Cruzeiro das Almas, além de outras áreas de convivência, deve ser praticado pelos visitantes e funcionários.

A disponibilização de álcool em gel (70%) em locais estratégicos também será obrigatória e, além disso, para evitar aglomerações, missas e cultos também não poderão ser realizadas, conforme o decreto.

O Decam ainda orienta que os visitantes não usem sacos e embalagens plásticas, em volta das flores ou dos vasos de plantas, a fim de evitar acúmulo de água e, por consequência, a proliferação do mosquito transmissor de Dengue (Aedes Aegypti).

Baixe e confira na íntegra o Decreto Municipal nº 4.077/20 que trata sobre as operações dos cemitérios de São José dos Pinhais para o próximo Dia de Finados. Confira:

(Por Alexandre Torres Jr / Foto: Edson Renato / Prefeitura SJP)