Comemorado no dia 21 de setembro, o Dia da Árvore tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. Em São José dos Pinhais, a data foi celebrada no Parque São José, com o plantio de 21 mudas de ipê-amarelo, doadas pelo Instituto Água e Terra. A organização foi da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) – da Prefeitura, em uma parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).

A espécie nativa (ipê-amarelo) foi escolhida pela coloração de suas flores amarelas, que florescem durante o mês de setembro, simbolizando também este período dedicado à campanha de conscientização sobre os índices crescentes de suicídio no Brasil e no mundo.

A chegada da primavera, às 16h21 do dia 22 de setembro, também foi motivo de comemoração. Alunos da Escola Municipal Santa Rita soltaram 50 (cinquenta) balões biodegradáveis, com sementes de araçá amarelo, reforçando a educação ambiental no município.

A iniciativa tem um significa especial, já que visa sensibilizar a sociedade sobre a importância da preservação do Meio Ambiente e marca o retorno das aulas em São José dos Pinhais, no sistema semipresencial. O momento representa ainda a esperança de dias melhores e mais floridos.

Estiveram presentes no evento a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer; o vice-prefeito, Professor Assis; o secretário municipal de Meio Ambiente, Wagner Luiz Zaclikevis; o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Marcio Nunes; o diretor de políticas ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto; o presidente do Instituto Água e Terra (IAT), Everton Luiz da Costa Souza; o secretário municipal de Educação, Aldrian Matoso; o chefe de gabinete e secretário municipal de Comunicação, Andrei Gondro; o tenente coronel Julio Cesar, comandante da Força Verde de São José dos Pinhais; e a secretária municipal de Recursos Materiais e Licitações, Bruna Slompo.