Dia da Árvore é comemorado no Parque Linear do Rio Itaqui

Publicado em 21 de setembro de 2018 às 16:50

(Fotos: Edison Renato/PMSJP)

Para comemorar o início da primavera no Hemisfério Sul e para celebrar o dia da árvore, a tarde do dia 21 de setembro foi marcada com muito entusiasmo com o plantio de árvores no Parque Linear do Rio Itaqui de São José dos Pinhais.

Em alusão a data, a Secretaria de Meio Ambiente, junto à Secretaria de Educação, realizaram um ato simbólico com o plantio de 30 mudas de árvores pelo Parque. As crianças do 1º ano B e C, do período vespertino da Escola Municipal Paulo Pimentel puderam plantar as árvores como forma de conscientização ambiental.

O Prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, esteve presente no evento e relatou sobre o importância do dia para a cidade. “São José dos Pinhais é conhecida pelos recursos naturais, e nós temos que preservar, temos que proteger todo esse patrimônio natural, que não é um patrimônio de São José dos Pinhais, mas da humanidade, das pessoas que vivem em torno da Região Metropolitana. Não estamos medindo esforços para investir na questão ambiental, seja na preservação das matas, das nascentes, preservando vidas”, enfatizou.

O plantio das mudas de árvores nativas marcou o início da reconstituição de mata ciliar no Parque Linear do Rio Itaqui de São José dos Pinhais, localizada às margens do Rio Itaqui em que moravam, de maneira irregular, centenas de pessoas, o que contribuiu efetivamente para o degradação ambiental. O local, que era considerado de risco, era propício para inundações e apresentava sérios problemas à saúde e segurança pública do Município.

O secretário de Meio Ambiente, Áriston Ghidin explicou sobre o dia da árvore e como ele é significativo para o município. “Vamos reconstituir um trabalho de plantio de mata ciliar, e hoje é um plantio simbólico. Hoje é o dia da árvore, início da primavera, e nós não poderíamos deixar de fazer esse trabalho em que buscamos a conscientização e também a sensibilização da população para a importância da árvore na nossa vida”, concluiu.

Após o plantio das mudas, servidores da Secretaria de Meio Ambiente distribuíram panfletos explicativos sobre a separação de lixo, dicas para o desenvolvimento sustentável e cuidados com os animais.

Presentes

Estiveram presentes no evento o Prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, a secretária de Educação Ema Maria Zen Karam, o secretário de Meio Ambiente, Áriston Carlos Ghidin, o secretário de Cultura, Imar Augusto, diretoras Zélia e diretora auxiliar Vanessa, da Escola Municipal Paulo Pimentel, o representante da Guarda Municipal e do Conselho de Meio Ambiente, Anderson Santos, representantes da Força Verde da Polícia Ambiental, Sargento Alexandre e soldado Talita, a líder comunitária do Jardim Cristal, Cida, Loide, do Grupo Amor Sem Fronteiras, representantes da Secretaria de Habitação, Zerli, Iara e Dirlei, representante da Secretaria de Educação, Ediane, equipes da empresa Espaço de Vida, assessor Cezar Augusto do vereador Juliano Martins e demais servidores da Secretaria do Meio Ambiente.

(Fotos: Edison Renato/PMSJP)