A Secretaria de Assistência Social de São José dos Pinhais lembra que hoje (19 de agosto), é celebrado o Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua.

Este dia é alusivo ao evento ocorrido no ano de 2004, na Praça da Sé em São Paulo, onde 07 pessoas em situação de rua foram assassinadas e 08 foram feridas gravemente. Esse evento ficou conhecido como “Massacre da Sé”.

A existência de pessoas em situação de rua nos dá uma noção da profunda desigualdade social existente em nosso país. A denominação “rua” traz a marca do estigma e da exclusão a que essas pessoas estão submetidas.

São múltiplas as causas que levam uma pessoa a viver em situação de rua, alguns dos fatores motivadores são: falta de moradia, de trabalho e renda, mudanças econômicas e institucionais de forte impacto social, alcoolismo, uso e abuso de substâncias psicoativas, rompimento dos vínculos familiares, doenças mentais, perda dos bens materiais, além de desastres naturais, como: enchentes, incêndios, terremotos, entre outros.

A Secretaria de Assistência Social promoveu nesta sexta-feira, atividades pontuais de recreação e informação com as pessoas em situação de rua. A secretaria oferta os seguintes Serviços de Atenção à População em Situação de Rua no município:

Serviço Especializado em Abordagem Social (41) 97403-5175, o qual presta atendimento 24h a essa população na rua;

Centro POP (41) 98701-2531, o qual mantém funcionamento de segunda a sexta, das 08h às 17h, ofertando higiene pessoal, alimentação e encaminhamentos socioassistênciais;

Serviço de Acolhimento Institucional (41) 3381-5990, para Adultos e Famílias em Situação de Rua, o qual mantém funcionamento 24h,

Operação Inverno, onde é ofertado acolhimento noturno a esse público nos meses mais frios do ano.

PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.