Dia 14 de maio começa em SJP a Semana de Enfrentamento à Violência Doméstica e Exploração Sexual contra a Criança e o Adolescente

Publicado em 7 de Maio de 2018 às 16:35

(Foto: Divulgação/PMSJP)

Criada em maio de 2.000 pela Lei nº. 9.970/2.000, a data de 18 de maio é considerado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A justificativa da criação desta lei teve como razão principal o crime ocorrido na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, onde a estudante Aracéli Cabrera Crespo, de oito anos, foi brutalmente espancada, estuprada e assassinada.

Em São José dos Pinhais a Semana de Enfrentamento à Violência Doméstica e Exploração Sexual contra a Criança e o Adolescente é realizada por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, através da Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica e Exploração Sexual contra a Criança e o Adolescente, que conta com o apoio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria Municipal de Segurança.

A ação que este ano chega a sua 13ª edição, segundo a organização tem a preocupação com a prevenção e o enfrentamento dessas violências de forma constante, e que vão além dos dispositivos legais onde todos devem se comprometer com a defesa e a proteção dos direitos humanos da população infanto-juvenil.

A Comissão definiu como tema a questão da violência doméstica como um todo, e as influências dessa na formação de crianças e adolescentes a partir do entendimento que a prevenção, a proteção e o cuidado dedicados hoje criam condições para um desenvolvimento mais saudável.

Entre os dias 14 e 18 deste mês de maio serão desenvolvidas diversas ações nos equipamentos das Secretarias da Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura e Esporte e Lazer, com o objetivo sensibilizar e mobilizar a população  sobre a função da família e da sociedade no fortalecimento das políticas públicas e no o enfrentamento dessa problemática enquanto agentes de proteção da infância e da adolescência.

Está previsto também no dia 16 de maio, na Central de Treinamento do Paço Municipal, um evento alusivo a data, destinado aos servidores de todas as secretarias municipais, com início às 8h30.

As inscrições poderão ser feitas no Portal da Prefeitura ou através do link http://servicos.sjp.pr.gov.br/servicos/cursos/controller/

Confira a programação: