Um encontro, que seguiu as orientações sanitárias básicas de combate à pandemia de Covid-19 (uso de máscara, distanciamento, além do álcool em gel 70%), promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), da Prefeitura de São José dos Pinhais, recepcionou, na manhã desta sexta-feira (5), coordenadores, diretores e chefes de departamentos da Divisão de Proteção Social Especial do município.

A primeira reunião oficial de 2021, promovida pela Semas – na atual Gestão da prefeita Nina Singer – com funcionários da divisão, também teve a presença de servidores do Departamento de Promoção Humana e Desenvolvimento Comunitário da secretaria.

Entre os assuntos pautados, Juliana Saraiva, secretária de Assistência Social, falou sobre a importância do bom atendimento à população em todas as unidades da Semas, principalmente aos mais vulneráveis, do direito à informação e acesso aos serviços, da parceria – que precisa acontecer – entre coordenadores, além da articulação intersetorial de toda a rede de atendimentos da Semas na cidade.

“A vontade de trabalhar é grande”, disse Juliana, “a harmonização entre todos os secretários das pastas da atual gestão da Prefeita Nina, facilitará o trabalho entre todos”, comentou a secretária. “O principal objetivo da Semas, é oferecer um serviço ainda melhor e com mais qualidade, principalmente, para quem mais precisa”, destacou Juliana.

No período da tarde, a Semas ainda realizou outro encontro que reuniu motoristas da secretaria. A reunião iniciou a organização e planejamento das escalas de atendimentos das unidades de Assistência Social através da coordenação de frotas.

ATENDIMENTO DA SEMAS

Realizada na Casa do Idoso de São José dos Pinhais (Rua das Nações Unidas, nº 375 – Cidade Jardim) a reunião, oficialmente, inicia os trabalhos oferecidos pela Semas, em todo território municipal, através dos serviços do Centro POP, que atende, exclusivamente, pessoas em situação de rua, do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Casa de Alice, que atende exclusivamente mulheres vítimas de violência doméstica, além dos Abrigos Municipais I, II e III – que atendem exclusivamente crianças e adolescentes em situação de risco social e violação de direitos – e do Programa Municipal Família Acolhedora – serviço da Prefeitura, que teve início em 2019 e atende crianças e jovens de São José dos Pinhais, em situação de vulnerabilidade no núcleo familiar.

(Por Alexandre Torres Jr / Foto: Alvaro Matheus Heger / Prefeitura de SJP)