Defesa Civil faz ação com alunos da Colônia Castelhanos

Publicado em 9 de fevereiro de 2018 às 15:42

(Foto: Divulgação/Defesa Civil-PMSJP)

Na última quinta-feira (08), equipes da Defesa Civil Compdec São José dos Pinhais e da Guarda Ambiental do município realizaram ação preventiva junto aos alunos da rede pública e servidores da saúde, envolvendo os temas: “A Defesa Civil e o Meio Ambiente”.

A ação aconteceu na comunidade rural da Colônia Castelhanos, e contou com o apoio da administradora da Unidade Básica de Saúde, Wall Lamberg Grassman e da professora da Escola Rural São Francisco de Assis, Joselia.

Com a participação de todos a iniciativa foi desenvolvida em duas etapas, onde na primeira a servidora Wall L. Grassman disponibilizou folders educativos aos usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) e esclareceu algumas dúvidas relacionadas às atividades de proteção e Defesa Civil no âmbito municipal. Já a professora Joselia, além de disponibilizar aos alunos, desenhos para colorir envolvendo a temática, também incentivou os estudantes a buscarem conhecimento sobre o assunto, possibilitando um excelente engajamento dos discentes durante a ação educativa.

Na segunda etapa, as equipes da Defesa Civil e Guarda Ambiental estiveram com os alunos da comunidade e, utilizando material lúdico confeccionado pela equipe, explanaram sobre a necessidade de cuidar do meio em que vivem,  evitando a ocorrência de desastres.

Dentre os assuntos apresentados, foram abordados: a importância do cuidado com o meio ambiente, desmoronamentos, alagamentos, vendavais, tempestades, incêndios florestais, necessidade de destinação adequada dos resíduos / lixo e as atividades desempenhadas pela Defesa Civil municipal. Os alunos foram também orientados sobre a necessidade de saber agir diante de possíveis sinistros, evitando ou diminuindo os riscos iminentes à vida.

O diretor da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, GM Marcio Pereira, que articulou a viabilização dessa ação, considera que “a Defesa Civil deve estar sempre preocupada com a prevenção, especialmente para que os efeitos negativos perante os desastres inevitáveis sejam menos impactantes o possível. Para tal, devemos incentivar nossos agentes e inclusive a comunidade em geral, a participar ativamente de atividades envolvendo capacitação e educação continuada”, destacou Pereira.

Segundo o diretor da Defesa Civil Compdec SJP, GM Claudio Roberto De Melo Arruda, o atual diretor da GM foi um dos percussores da Defesa Civil Municipal, “em razão deste conhecimento prático, toda a equipe da Defesa Civil demonstra muito otimista em avançar ainda mais o setor, haja vista que somente quem atuou efetivamente em situações emergenciais ou estado de calamidade pública pode compreender a relevância destas atividades”, comentou Arruda.

O GM Arruda ressaltou ainda a importância do comprometimento de toda a sociedade perante as atividades de Defesa Civil, e conclui parabenizando as servidoras participantes da ação, tanto na escola quanto na UBS.

(Foto: Divulgação/Defesa Civil-PMSJP)