Cursos gratuitos: a partir de 2019 IFPR abrirá novas turmas de ensino técnico em SJP; município poderá sediar campus de Instituto Federal

Publicado em 8 de novembro de 2018 às 10:47

(fotos: Silvio Ramos / PMSJP)

A partir do próximo ano, a Prefeitura de São José dos Pinhais, através de convênio realizado com instituição de ensino técnico pós-médio vai começar oferecer novas vagas para Técnico em Massoterapia e o Técnico em Cuidador de Idosos. Os cursos vão ter duração de dois anos e serão presenciais com certificação Federal no final.

Em 2019, a população de São José dos Pinhais terá a oportunidade de realizar gratuitamente novos cursos técnicos que vão ser oferecidos pelo Instituto Federal do Paraná, o IFPR.

Através de convênio realizado com o Município, por intermédio e parceria com o vereador Ido Lunelli, o IFPR, ofertará vagas para novos cursos profissionalizantes, Técnico em Massoterapia e o Técnico Cuidador de Idoso, os cursos vão ser presenciais e com duração de dois anos. Os alunos recebem certificado Federal na conclusão.

Ontem (07) durante a tarde Augustinho Michalizen, secretário de Governo – SEMGOV – da Prefeitura, acompanhado de funcionários do IFPR e da chefe de gabinete do vereador Dr. Ido, Carla Fuck,  conheceram salas que foram cedidas pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, a SICTUR, através do secretário Giam Celli, onde provavelmente a partir de Fevereiro/2019 às aulas devem acontecer.

Atualmente, o IFPR, já realiza às terças, quartas e quintas-feiras nas escolas municipais Celestina Scolaro Foggiatto, no Jardim Cruzeiro; Professora Cleonice Braga Fonseca, no Rio Pequeno e Padre Pedro Fuss, no São Cristóvão cursos Técnico em Logística, Técnico em Administração, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Vendas, Técnico em Serviços Públicos proporcionado à população e ao município desenvolvimento e qualificação profissional. Cerca de 200 alunos divididos em seis turmas estão matriculados nesses cursos.

Existe ainda previsão de que entre 2020/2021 seja inaugurado em São José dos Pinhais a sede própria do IFPR. O projeto está em análise pelo Ministério de Planejamento.

Ontem (07) durante a tarde Augustinho Michalizen, secretário de Governo – SEMGOV – da Prefeitura, acompanhou funcionários da Câmara de SJP que conheceram salas que foram sedidas pela secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, a SICTUR, do município, onde provavelmente a partir de Fevereiro/2019 às aulas devem acontecer.