A partir das 8h da próxima sexta-feira (12), a Escola Municipal Bilíngue para Surdos Professora Ilza de Souza Santos, de São José dos Pinhais, estará com as inscrições abertas para o curso de Libras nível I e II. As vagas são limitadas a 40 (quarenta) alunos por turma e serão preenchidas por ordem de inscrição no link abaixo.

O curso disponibiliza vagas para servidores da Prefeitura de São José dos Pinhais, e para o público em geral. Enquanto o nível I é destinado às pessoas que nunca tiveram contato com a Língua Brasileira de Sinais, o nível II é voltado ao público que já tem o conhecimento básico. É importante destacar que candidatos que nunca tiveram contato com a Libras, devem fazer a inscrição no nível I.

Localizadas na Rua Londrina, n.º 50, bairro São Cristóvão, as aulas serão ministradas na Escola Bilíngue para Surdos Ilza de Souza Santos e também na Escola Municipal Padre Pedro Fuss, situadas no mesmo endereço.

A idade mínima para participar é 12 (doze) anos, mas menores de dezoito (18) devem estar acompanhados pelos responsáveis nos horários de entrada e saída das aulas, ou apresentar autorização escrita e assinada pelos responsáveis. As aulas do curso no período noturno é destinada apenas para maiores de dezoito anos.

De acordo com a diretora da escola para surdos, Mariana Ravedutti, além de difundir a Língua Brasileira de Sinais, e de formar agentes bilíngues, o curso de Libras “capacita servidores e o público em geral com objetivo de proporcionar cada vez mais condições de equidade aos surdos do município, resguardando o direito linguístico desta comunidade”, destaca Mariana.

O curso é gratuito, mas os alunos podem realizar uma doação voluntária (sem valor mínimo estabelecido) que será destinada à Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal Bilíngue para Surdos Ilza de Souza Santos.

Sobre dias e horários, as aulas para os servidores municipais, que começam no próximo dia 15, serão realizadas as segundas-feiras, no período da noite, em dois horários:

• Nível I das 18h às 19h30
  • Nível II das 19h40 às 21h10

Para a comunidade geral o curso será oferecido em três períodos, manhã, tarde e noite, conforme os seguintes horários:

Manhã

• Nível I das 7h50 às 9h20
  • Nível II das 9h40 às 11h10

Tarde

• Nível I das 13h10 às 14h40
  • Nível II das 15h às 16h30

Noite

• Nível I das 18h às 19h30