12/11/2018

Cultura realiza Feira Municipal do Livro de 2018 e bate recorde de público com mais de 12 mil

(Foto: Edison Renato/PMSJP)

Durante a última semana, de 06 a 11, a Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais realizou a 23º Feira Municipal do Livro (FEMULI). A estimativa é de que mais de 12 mil pessoas passaram pelo evento que foi realizado na Rua XV de Novembro, deste público 6.449 eram estudantes das escolas do município.

Neste ano a FEMULI teve uma programação diferenciada, uma das novidades é que a Feira foi de seis dias, além de contar com ações na parte da manhã, tarde e noite. “Pensamos em atender todos os públicos, assim estabelecemos novos horários para a FEMULI e incluímos o evento no domingo, que é um dia de lazer para a maioria da comunidade”, comenta o secretário de Cultura, professor Imar Augusto.

Entre as atrações do evento estiveram o grupo Idea’s Eventos, que realizou apresentações da peça “Brincar e Sonhar é só começar”. Estiveram presentes também os arte-bonequeiros da Oficina de Bonecos com a peça O mistério da Casa Marrom, os alunos de dança da Escola da Cultura e os grupos Drum Line, orquestra de cordas, viola caipira, violão, Octa Brass, Corpo Coreográfico e Banda Marcial da Usina da Música de São José dos Pinhais. Além dos corais Belvedere, Melodia e contação de causo e história com a equipe da Biblioteca Municipal Scharffenberg de Quadros.

De terça-feira a sexta-feira alunos do município, juntamente com profissionais da educação, participaram da Feira. Os alunos prestigiaram as apresentações e realizaram visita monitorada nos espaços: Oficina de Bonecos e Espaço Cultural João Senegaglia.  No sábado (10) ocorreu a premiação dos ganhadores do Concurso de Linguagens Culturais , nos prêmios de Literatura Leopoldo Scherner e Fotografia Sebastião Côrtes.

A grande atração do domingo foi a realização do Festival Sonora que contou com a participação de compositoras, escritoras, poetisas e cantoras. “O evento é muito bom para quem deseja aproveitar o momento de lazer e curtir uma boa música”, relata a estudante Laíza Mikos.

Segundo o professor Imar Augusto a FEMULI visa proporcionar cultura de qualidade para a comunidade, além de incentivar a leitura. “Toda equipe da Secretaria de Cultura trabalha em prol do cidadão, organizando ações para o entretenimento e educação cultural”, declara.

O secretário de Cultura agradece a todas as Secretarias parceiras na realização do evento “pois a união faz a força e juntos conseguimos proporcionar um grande evento para a comunidade”.

Durante a Feira livros foram vendidos a partir de R$ 1,00 nos stands de livrarias participantes, além da distribuição gratuita, no domingo, de 500 livros pela Secretaria de Cultura, 250 para profissionais da educação e 250 para as primeiras famílias que passaram pelo evento.

(Foto: Aline Bellino/PMSJP)

(Foto: Divulgação/PMSJP)