A Secretaria Municipal de Cultura de São José dos Pinhais participa de 18 a 22 de maio, da 19ª Semana Nacional de Museus (SNM), que é promovida pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) e Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Com o tema “Uma Viagem Olímpica”, o evento trará uma série de atividades sobre a exposição que será lançada no dia 18, no Museu Municipal Atílio Rocco. As ações acontecem exclusivamente em formato digital por conta da pandemia de COVID-19.

Para o secretário de Cultura, Marcelo Dal Negro, a semana é fundamental para valorizar a cultura e ressaltar a importância dos museus. “Escolhemos a exposição ‘Uma Viagem Olímpica’ para essa semana e trouxemos como foco o esporte enquanto agente transformador da sociedade. Até dezembro, todo dia 18, a secretaria de Cultura irá lançar um material didático em suas redes sociais com fatos e curiosidades sobre a história dos jogos olímpicos”, comenta o secretário.

Abaixo segue a programação completa da Semana Nacional de Museus do município:

18 de maio

14h – Live da exposição “Uma Viagem Olímpica”, que percorre por fatos importantes da história olímpica, perpassando desde a Grécia Antiga até a consolidação dos Jogos Olímpicos como maior evento esportivo da atualidade

19 de maio

Live com o tema “Por que investir em cultura?”. Investimento social privado na área cultural com Adelino Venturi, idealizador do projeto de exposição UMA VIAGEM OLÍMPICA.

20 de maio

Exibição de vídeo nas redes sociais com o paratleta maratonista Eduardo França

21 de maio

Exibição nas redes sociais da evolução gráfica dos pôsteres olímpicos. Réplicas dos pôsteres dos Jogos Olímpicos de Verão da Era Moderna.

22 de maio

Visita mediada nas redes sociais da exposição “Uma Viagem Olímpica”, com a historiadora Damiana Pereira da Cruz.