A Secretaria de Transportes e Trânsito (Semuttran) de São José dos Pinhais notificou nesta semana uma das empresas de ônibus que operam no município, uma vez que a Sanjotur alterou os horários de linhas da área rural sem antes comunicar a administração pública, o que gerou, além de desacordo entre as partes, prejuízos à população dessas localidades.

A Semuttran vem trabalhando fortemente nas ações junto ao transporte público do município, principalmente para, junto com a empresas do ramo, garantir o serviço em concordância com as legislações vigentes para o combate e prevenção do coronavírus (COVID-19).

Desta forma a Secretaria vem adotando já a algum tempo, medidas enérgicas junto ao transporte coletivo, onde determinou que de segunda a sexta-feira as linhas de ônibus internas de São José dos Pinhais, que ligam os bairros ao centro, área rural a área urbana estarão funcionando com horários de sábado. Ficando os horários de sábado, domingo e feriados, funcionando com horários de domingo. Outras medidas também foram adotadas, como por exemplo, a lotação máxima de cada ônibus que é de 40 passageiros.

“Nosso trabalho é sério e continuado para garantir a qualidade, manutenção e continuidade dos serviços de transporte público para a população que precisa. Desta forma mantemos fiscalização constante junto aos terminais de ônibus e linhas, para melhor atender nossos passageiros, e redobrados ainda esse trabalho, em função das ações necessárias referentes ao coronavírus, respeitando e atendendo as legislações federais, estaduais e municipais”, comentou Fabricio Tambolo.

O secretário na época informou ainda que em janeiro deste ano (2020) solicitou a abertura de auditoria completa do transporte público em sua totalidade, onde após parecer da Secretaria de Materiais e Licitações e da Procuradoria Geral do Município (PGM), a Semuttran deverá aplicar as penas vigentes caso haja descumprimento do contrato, que é de 2012. “Temos uma equipe de profissionais dedicados para que a população tenha serviços de transporte de qualidade, e precisamos que esse comprometimento seja aplicado em todas as esferas da estrutura da administração pública, assim estamos fazendo apenas nosso trabalho e quem ganha é a população”, finalizou Tambolo.