Contribuinte deve procurar a Prefeitura se não receber o carnê do IPTU até o início de março

Publicado em 14 de fevereiro de 2017 às 16:19

(Foto: Silvio Ramos/PMSJP)

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, informa que os Correios estão finalizando a distribuição dos carnês de IPTU e Taxa de Coleta de Lixo (para opção de pagamento em boleto da Prefeitura), em todo território do município.

O pagamento poderá ser feito à vista, com 10% de desconto, ou em dez pagamentos, com vencimento da primeira parcela ou da parcela única para o dia 10 de março de 2017, de acordo com definições do Decreto Municipal 2.521/2016.

A Prefeitura orienta ainda que, não havendo o recebimento do carnê até próximo à data do vencimento, o contribuinte deverá retirar a 2ª via do carnê no balcão de atendimento do IPTU na Prefeitura Central, ou nas Regionais Afonso Pena, Borda do Campo e Guatupê, ou ainda poderá obter a segunda via através do Portal da Prefeitura, no campo “IPTU – Segunda via”,que já está disponibilizada para acesso ou clicando aqui.

Os impostos municipais representam uma receita de grande importância para os equipamentos e serviços implantados e disponibilizados aos munícipes e, do seu total 15% e 25% são destinados, respectivamente, para as áreas de Saúde e Educação.

“O pagamento em dia do IPTU e Taxa de Coleta de Lixo proporcionam melhores aplicações dos recursos, e evitam que futuramente o contribuinte tenha que buscar renegociação de dívidas, com os consequentes acúmulos de encargos de multas e juros por atrasos ou não pagamentos. Evita também que o nome do responsável pelo tributo seja inscrito na lista de devedores do município e isso ocasione procedimentos judiciais das cobranças cabíveis”, ressalta  secretário de Finanças, Milton Talamini Cardoso.

Caso o contribuinte tenha débitos em atraso do seu imóvel ou dúvidas sobre o pagamento, basta procurar a Prefeitura para se informar e tratar o mais rápido possível a pendência, já que a Prefeitura oferece inúmeras opções de facilitação de pagamento dos débitos.