A Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA) de São José dos Pinhais informa a toda população do município que irá realizar uma Consulta Pública para a criação de Unidade de Conservação – Jardim Del Rey, no dia 21 de setembro, próxima quarta-feira, na Câmara de Vereadores, das 19h às 22h.

A Fundação de Pesquisas Florestais (FUPEF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) concluiu os estudos e entregou a versão definitiva a SEMMA, que analisou com o grupo técnico e concluiu que os resultados apresentados estão dentro do esperado, com a referida delimitação do perímetro preliminar para a modalidade de Refúgio da Vida Silvestre.

Esses estudos envolveram vistorias que foram confrontadas com análises de mapas e imagens de satélites digitais da área em estudo, além de diagnósticos ambientais e socioambientais, estudos fundiários, reconhecimento prévio da configuração ambiental, do estado de conservação e definição de pontos de amostragens.

Desde o início deste mês (setembro) foi iniciada a participação da população em geral e de instituições para envio de sugestões, contribuições e questionamentos, que serão respondidas e pontuadas na Consulta Pública do dia 21 deste mês. Os interessados devem acessar o link http://docs.google.com/forms/d/1jIxTLIf_4D8Oudhceue858X_wdow4ha30JvO9tcpAVM/viewform?edit_requested=true e efetuar sua participação.

Essa ação poderá fazer com que às margens do Rio Miringuava no trecho territorial entre os bairros São Marcos e Jardim Del Rey, integre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).

Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA) de São José dos Pinhais ressalta ainda que o estudo foi necessários à regularização ambiental, à conservação dos recursos hídricos e dos biomas, onde o estudo atende também a Lei Federal n.º 9.985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).