28/03/2016

Conselho Municipal de Saúde inicia nova Gestão

Prefeito Setim ratificou a nova composição e assinou o termo de posse (Foto: Divulgação/PMSJP)

Aconteceu na noite da última terça-feira (22), na Câmara de Vereadores, a solenidade de posse da nova gestão do Conselho de Saúde de São José dos Pinhais. Na ocasião o prefeito Luiz Carlos Setim empossou os 32 novos conselheiros, sendo 16 titulares e 16 suplentes, os quais irão compor o Conselho pelos próximos quatro anos.

O prefeito ratificou a nova composição do Conselho de Saúde, eleito na XI Conferência Municipal de Saúde e assinou o termo de posse dos eleitos. No ato foi eleita a nova mesa diretora, assumindo como novo presidente Daniel Aparecido Fitz, representante do segmento de gestores de órgãos públicos, e seu vice-presidente Alexander Barczyszyn, representante do segmento de trabalhadores da Saúde Pública. Ainda compondo a mesa diretora, a primeira secretária eleita foi Antônia Vaz de Lima e o segundo secretário Robson Vieira da Silva, ambos representando os usuários de serviços da Saúde.

A presidente da gestão anterior do Conselho (2014 e 2015) Flávia Irion Ferreira, fez uma homenagem à esposa do ex-conselheiro Alberto Nogueira, falecido em 2015. Flávia agradeceu o trabalho de Alberto, voltado principalmente às políticas de Saúde para deficientes físicos. Além de Flávia, os outros componentes da gestão anterior também estavam presentes: Amilton José Ferreira de Paula, vice-presidente; primeiro secretário Edmar da Silva Mesquita; segundo secretário Sinézio Valério; e a secretária executiva Célia Barros da Silva.

Brasilio Vicente de Castro Filho, secretário da Saúde, falou sobre as melhorias conquistadas com o apoio do Conselho Municipal durante esses anos, e pediu a parceria dos novos componentes para futuras conquistas.

Willian Lira de Souza, promotor do Ministério Público do Município, em sua fala, abordou o papel do Conselho e as atribuições. Pediu aos novos componentes parceria e participação, contando com um planejamento sólido para os quatro anos de gestão.

Também presentes no evento a representante da Câmara Municipal, Nina Singer, representante do Conselho Regional de Farmácia do Paraná, Sônia Maria Dorneles e outros representantes de entidades, organizações, lideranças comunitárias e convidados.

Definição do Conselho Municipal de Saúde
Criado pela Lei Municipal nº 47, de 26 de agosto de 1991, o Conselho Municipal de Saúde é o órgão que possui caráter permanente, consultivo e deliberativo das ações do SUS, no âmbito municipal. É o órgão colegiado que atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive no que tange aos aspectos econômicos e financeiros.

O Conselho Municipal de Saúde é composto por representação paritária de 50% (cinqüenta por cento) de representantes de usuários de serviços de Saúde, 25% (vinte e cinco por cento) de representantes de gestores de órgãos públicos e prestadores de serviços de saúde cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) e de 25 % (vinte e cinco por cento) de trabalhadores da Saúde Pública, totalizando 16 (dezesseis) membros titulares e 16 (dezesseis) membros suplentes, eleitos na Conferência Municipal de Saúde.

RÁDIO PREFEITURA

????????????????????????????????????