Com limitação de pessoas, distanciamento e utilização de máscara – seguindo as orientações básicas de saúde no combate à pandemia de Covid-19 (novo Coronavírus) – o Conselho Local de Saúde do Centro de São José dos Pinhais promoveu uma pré-conferência na última quinta-feira (19).

O evento foi transmitido ao vivo no YouTube, a pré-conferência é coordenada pela Comissão Organizadora da Conferência – formada por conselheiros do Conselho Municipal.

Terceiro entre os 29 (vinte e nove) encontros ou etapas locais – organizados pela comissão – a pré-conferência realiza o levantamento de propostas ouvindo segmentos da sociedade (usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviço) em diferentes localidades com a finalidade de construir um sistema público de saúde cada vez melhor.

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) – moradores dos bairros que abrangem a região central da cidade – puderam acompanhar a pré-conferência transmitida, também, ao vivo pelo YouTube, além de apresentar propostas de 15 (quinze) eixos temáticos.

Entre os eixos temáticos, foi discutida a ampliação e fortalecimento da rede de saúde bucal, a qualificação e fortalecimento da rede de saúde do idoso, além da melhoria do acesso e fortalecimento do cuidado às áreas de atenção inclusivas e pessoas com deficiência (PCD), também foram propostas.

Instância superior com poder deliberativo (Lei nº 8.142/1990), a 14ª Conferência Municipal de Saúde vai acontecer das 18h às 22h – em plataforma online (por causa da pandemia) – nos dias 18, 19 e 20 de outubro. A conferência também será transmitida ao vivo pelo YouTube.

(Por Alexandre Torres Jr com informações do Departamento Estratégico de Ações em Saúde (Sems) / Foto: divulgação / Prefeitura SJP)

PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.