Conselho de Saúde entrega relatório final da 12ª Conferência

Publicado em 27 de julho de 2017 às 16:32

(Fotos: Divulgação/SEMS)

Na última quarta-feira (26), o Conselho Municipal de Saúde de São José dos Pinhais realizou, no Plenarinho da Câmara de Vereadores, a entrega oficial do relatório final da 12ª Conferência Municipal de Saúde cujo tema era Entendendo e Construindo um SUS com Qualidade, que aconteceu nos dias 31 de junho e 1º de julho. No relatório, estão todas as informações referentes ao evento, como os discursos das autoridades, as atas, as propostas que foram discutidas e aprovadas — inclusive as que tiveram destaque na hora da votação.

Os relatórios foram impressos e entregues as autoridades presentes e, também, uma cópia foi entregue para cada um dos nove conselhos locais de saúde. O Sistema Único de Saúde foi criado na Constituição de 1988 e regulamentada pela Lei 8080 de 1990. Presente no evento, o Secretário de Saúde, Giovani de Souza, agradeceu o trabalho de todos os envolvidos e falou sobre a importância do tema discutido na Conferência. “A construção do sus é um trabalho diário. Essa é a única política pública do país, que sai de São José dos Pinhais e pode chegar até o Ministério. Sabemos que o SUS é deficitário, ultrapassado e tem dificuldades, mas é a única política pública que funciona. Por isso é importante conhece-lo e reconstruí-lo a cada dia”, explica o secretário.

Na cerimônia de entrega, estiveram presentes os integrantes do Conselho Municipal de Saúde, representantes dos nove conselhos locais e sociedade civil.