Conselheiros tutelares tomam posse para gestão 2016/2019

Publicado em 11 de janeiro de 2016 às 16:17

(Foto: Divulgação/PMSJP)

Na manhã deste domingo (10) os novos conselheiros tutelares de São José dos Pinhais tomaram posso em cerimônia realizada na Central de Treinamento do Paço da Prefeitura.

Em cumprimento da Lei nº. 12.696/12 a posse deve ser realizado no dia 10 de janeiro do ano subseqüente ao da eleição de escolha, que no Município foi realizada no dia 04 de outubro de 2015 e conduzida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

São José dos Pinhais possui dois Conselhos Tutelares (CT), um no Centro e outro no bairro Afonso Pena, que nesta segunda-feira (11) completam 20 anos. Os novos conselheiros foram eleitos por região, sendo para a unidade do Centro e para o Conselho Tutelar do Afonso Pena que fica no Parque da Fonte, e irão exercer a função em gestão de quatro anos.

O secretário da Assistência Social, Imar Augusto, que participou da solenidade, ilustrou as várias responsabilidades dos conselheiros e esclareceu que a estrutura da Secretaria e a rede do Município são integradas, inclusive com o trabalho dos conselheiros. “Conselheiro tutelar não é emprego e sim uma missão, onde cada um tem muito trabalho, responsabilidade e dedicação, e que precisa desenvolver um trabalho em rede, integrando a Assistência Social, Ministério Público e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente”, destacou Imar, que na ocasião agradeceu ainda a parceria da Procuradoria Geral do Município (PGM) no processo de eleição dos novos conselheiros e a toda a equipe de sua Secretaria.

Para o prefeito Luiz Carlos Setim, além das características citadas para ser um conselheiro tutelar, responsabilidade, dedicação, sabedoria e bom senso, existe um fator determinante que é o controle das emoções. “A todos os conselheiros que assumem hoje, parabéns e boa sorte em seu trabalho de assistir as crianças e adolescentes de nosso Município, por vezes irão se deparar com situações complicadas, e nestas horas cabe o controle de suas emoções, para poder conduzir de forma rápida e eficiente as ações voltadas ao bem estar dessas crianças e jovens”, afirmou Setim.

Os conselheiros empossados neste domingo (10) são: Juraci de Fátima; Josemary Trevisan Tissot; Maria Carla Kramar, Felipe Carvalho Rodrigues e Rafael Canabarro Fernandes – que compõem o CT da região central. Para o CT da região do Afonso Pena, os novos conselheiros são: Maria de Fátima de Chaves Rocha; Alef dos Santos Oliveira, Claudemir Junior Siqueira Sala, Bruna Catache e Andréia de Moraes.

Presente na solenidade o vice-prefeito Toninho da Farmácia, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Irmã Lidiane Conceição dos Santos, o vereador Luiz Monteiro, amigos e familiares dos novos conselheiros e servidores da Assistência Social e PGM.

RÁDIO PREFEITURA

posse_conselho_tutelar_foto_paulo_szostak_0025

Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Irmã Lidiane Conceição dos Santos (Foto: Divulgação/PMSJP)

posse_conselho_tutelar_foto_paulo_szostak_0038