O Dia Internacional da Superdotação/Altas Habilidades é comemorado, internacionalmente, nesta terça-feira (10). Mas afinal, o que é a superdotação? A superdotação ou o portador de altas habilidades se caracteriza por um alto desempenho em diversos aspectos, que pode ser capacidade intelectual, aptidão acadêmica específica, pensamento criativo, capacidade de liderança, talento para artes e/ou capacidade psicomotora.

Em São José dos Pinhais, para atender os estudantes que se enquadram na superdotação, os Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado – CEMAEEs, possuem o Serviço de Apoio às Altas Habilidades/Superdotação. Ao todo, 530 estudantes já foram avaliados e encaminhados a esse atendimento e 436 tiveram a superdotação confirmada.

“Esses estudantes recebem atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais da Educação Especial e a unidade de ensino é orientada a oferecer enriquecimento curricular para favorecer o desenvolvimento do potencial do estudante”, explicou Thalita Freire Maia, psicóloga responsável pelo Serviço de Apoio do CEMAEE Helen Keller, que conta também com a psicopedagoga Fátima do Amaral. Atualmente, com o aumento da demanda, cada CEMAEE conta com uma dupla avaliadora que integra o Serviço de Apoio às Altas Habilidades/Superdotação.

Com um ritmo de aprendizagem diferente, o aluno talentoso precisa de profissionais capacitados para que as habilidades sejam identificadas e exploradas da melhor maneira possível. Da mesma forma, é necessário que haja uma atenção especial durante o processo de ensino como um todo, minimizando carências de aprendizagem que possam surgir.

A diretora da Educação Especial, Clicie Cancelier, explica a importância de abordar a superdotação no dia a dia da educação. “É fundamental termos nossas equipes sempre preparadas para as avaliações e acompanhamentos junto às unidades educacionais, assim conseguimos explorar as habilidades e adequar o processo de aprendizagem. Além dos grupos de estudos sobre o assunto, buscamos sempre realizar formações pedagógicas na área”, destacou.

PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.