(Foto: Aline Bellino/PMSJP)

Durante a última semana a Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais realizou a 17ª Semana Nacional de Museus. A ação que ocorre em todo o país com diversas atrações.

Em São José dos Pinhais as ações começaram na segunda-feira, 13 de maio, e foram até a sexta-feira com roda de conversa no Museu do Boneco Animado sobre “A contribuição do boneco para o desenvolvimento cultural”. Durante a semana também aconteceram visitas guiadas na mostra “Antes da Nuvem: a evolução da memória”, na Casa da Cultura Polonesa Pe. Karol Dworaczek, que ficará até agosto.

A abertura oficial da 17ª Semana Nacional de Museus ocorreu na quarta-feira, 15 de maio, com o lançamento da exposição “Aeroporto Afonso Pena: Asas Para o Mundo”, sobre a história do Aeroporto e sua contribuição para o município. A mostra ficará em cartaz no Museu Municipal Atílio Rocco até maio de 2020.

No sábado, último dia da ação em comemoração ao Dia Internacional de Museus, que ocorreu no dia 18 de maio, o Museu Municipal recebeu a participação de plastimodelistas que expuseram maquetes, miniaturas de aviões militares e comerciais. “Trouxemos essa exposição para o Museu para expandir um pouco mais o conhecimento da comunidade sobre a história de aeronaves, remetendo ao conteúdo sobre o Aeroporto Afonso Pena, que estamos trabalhando na Semana Nacional de Museus”, comenta o secretário de Cultura, professor Imar Augusto.

Segundo o plastimodelista Ney Brasil, esse é um hobbie que abrange várias áreas. “Nosso objetivo é mostrar que tem espaço para todos, o que imaginar é possível fazer no plastimodelismo, desde carros, aeronaves, até cenas com pessoas em casas e prédios”.

Para maiores informações sobre as ações realizadas pela Secretaria de Cultura entre em contato pelo telefone (41) 3381-5907.

(Foto: Divulgação/PMSJP)
(Foto: Divulgação/PMSJP) (Foto: Aline Bellino/PMSJP) (Foto: Aline Bellino/PMSJP) (Foto: Aline Bellino/PMSJP) (Foto: Aline Bellino/PMSJP) (Foto: Aline Bellino/PMSJP)(Foto: Aline Bellino/PMSJP)