Concurso Agrinho 2018: São José dos Pinhais foi classificado na categoria Experiência Pedagógica

Publicado em 8 de novembro de 2018 às 14:22

(Foto: Divulgação/PMSJP)

São José dos Pinhais foi premiado na 23° edição do concurso Agrinho. O evento chegou a registrar 7003 trabalhos inscritos e foi promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR).

O município de São José dos Pinhais participou em diversas categorias e foi classificado na Experiência Pedagógica com o Trabalho da professora Ana Maria C. Morello da Escola Municipal Santa Rita que foi ao evento acompanhada pela diretora da escola Mari Lúcia Bete e a representante da Secretaria de Educação Ediane Werlang. Na categoria que o município venceu foram mais de 700 trabalhos inscritos. Após avaliação da banca,  30 projetos foram selecionados, sendo 20 de escolas públicas, cinco da rede particular e cinco Agrinho Solos. As 30 professoras que venceram a categoria ganharam um tablet e disputaram seis carros ao final do concurso.

O evento aconteceu no dia 05 de novembro na Expotrade- Pinhais e contou com a presença de autoridades lideranças rurais, além de mais 1500 professores, pais e alunos das escolas da rede pública e particular de todas as regiões do Paraná.

O projeto da professora Ana Maria C. Morello

O projeto apelidado de ”guardiões dos pinhais” teve início em uma roda de conversa sobre a origem dos pinhões em sala de aula. A professora citou que esse grande símbolo do Paraná está ameaçado e as crianças demonstraram interesse em fazer algo para mudar esse cenário. Assim, com o apoio dos pais, foi criado um grupo no WhatsApp no qual os responsáveis enviaram fotos das crianças plantando mudas, perto de árvores, abraçando plantas e outras imagens em que apareciam araucárias. Os encartes do Agrinho foram utilizados para fazer jogos em sala. O projeto obteve a autorização para plantar 30 mudas de araucária no Parque São José, que se localiza próximo a Unidade de Ensino Santa Rita.