Na tarde da última quinta-feira (09), uma reunião foi realizada para tratar dos últimos detalhes do protocolo que será seguido na retomada das atividades presenciais e semipresenciais na Rede Municipal de Ensino. As diretrizes para a retomada das aulas foram amplamente estudadas, debatidas e analisadas até a finalização do protocolo que será encaminhado às unidades educacionais.

Para o desenvolvimento do protocolo, um Comitê de Estudo e Planejamento foi formado por profissionais de diversas áreas de atuação, com servidores das Secretarias de Educação, Saúde, Recursos Humanos, Governo e Planejamento. Representantes do Conselho Municipal de Saúde, do Conselho Municipal de Educação, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais – SINSEP e das escolas particulares também integram o comitê.

O documento consolida as medidas sanitárias obrigatórias de prevenção e combate ao coronavírus para que estudantes e profissionais da educação possam retomar as atividades de forma segura e responsável. Nele, os procedimentos a serem adotados estão descritos de forma detalhada e de acordo com as particularidades das unidades de cada departamento de ensino – seja da Educação Especial, da Educação Infantil ou do Ensino Fundamental.

“Todo o trabalho foi respaldado por profissionais da saúde e da vigilância sanitária, com a participação de profissionais da Educação e demais setores da administração municipal. Uma ação conjunta de muito trabalho, fundamental para nosso objetivo, que é a volta às aulas com segurança e responsabilidade”, explicou Diego Xina, diretor geral da Secretaria Municipal de Educação.

Para o secretário de Educação, Aldrian Matoso, a retomada das atividades acontece de forma responsável e com planejamento. “Com muita responsabilidade estamos retornando às aulas semipresenciais de maneira planejada e segura para as crianças, estudantes e para os profissionais da educação. Registro meu agradecimento a todos os profissionais que se dedicaram na elaboração desse Protocolo”, destacou.