• Você já foi convidado para participar de uma pesquisa?
  • Sabe quais são os seus direitos?
  • Quer saber mais sobre a proteção das pessoas que estão participando de uma Pesquisa?

Em São José dos Pinhais, a Secretaria Municipal de Saúde (Sems) conta com um Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP Sems/SJP) que, junto com a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), trabalham para regular, normatizar, educar e proporcionar segurança e autonomia para as pessoas que, de alguma forma, estão participando, já participaram ou pretendem participar de pesquisas.

Ligado ao Ministério da Saúde e ao Conselho Nacional de Saúde, o Sistema CEP/CONEP é responsável por avaliar eticamente os projetos de pesquisas de todos os seguimentos acadêmicos e científicos, como: ciências exatas, ciências humanas, sociais e biológicas e da saúde.

Desta forma, o Sistema CEP/Conep tem o propósito principal de defender os direitos e interesses dos participantes de pesquisa, mantendo sua integridade e dignidade, e contribuir com o desenvolvimento das pesquisas no Brasil.

Conheça e tenha a cartilha baixando aqui Cartilha_Direitos_Participantes_de_Pesquisa .

O CEP Sems/SJP está à disposição para atendimento, esclarecimento de dúvidas e orientações à população e aos pesquisadores, sobre as pesquisas desenvolvidas no município através do telefone 3381-5839, pelo e-mail cep.sems@sjp.pr.gov.br ou pessoalmente no endereço Rua Paulino de Siqueira Cortes, nº 2.106, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

(Por CEP Sems/SJP e CONEP / Foto: divulgação / Prefeitura SJP)