Logo

Portal da Prefeitura


Comissão Gestora Multidisciplinar de Prevenção de Acidentes de São José dos Pinhais realiza primeira reunião geral 

Publicado em 19 de junho de 2017 às 17:00

(Foto: divulgação/ SEMS)

Na manhã da última segunda-feira (19), foi realizada a primeira reunião geral com os integrantes da Comissão Gestora Multidisciplinar de Prevenção de Acidentes (CGMPA) na sede da Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais. O objetivo do encontro foi analisar as demandas levantadas nas cinco reuniões realizadas com as subcomissões e desenvolver soluções que devem ser aplicadas nos próximos 30 dias.

Essas demandas foram levantadas através de uma análise nas situações de risco dentro dos equipamentos de saúde do Município, feita pelas subcomissões, que são de análise documental; de análise de acidentes; de credenciamento e descredenciamento de materiais; de capacitações e de esterilização, descontaminação e descarte de materiais. Através da análise dessas situações, foram estabelecidas prioridades para a adoção de medidas protetoras.

Sobre a reunião geral, o presidente da CGMPA, André Luiz Sada afirma que “os objetivos são, primeiro; discutir medidas voltadas à proteção, segurança e saúde do servidor público e dos terceirizados em função de suas atividades e, segundo; o desenvolvimento de um plano atualizado de prevenção de acidentes”. Tais prioridades levantadas levam, obrigatoriamente, em consideração as situações de acidentes através de materiais perfurocortantes, pois possuem maior probabilidade de transmissão de agentes biológicos veiculados pelo sangue, frequência de acidentes em procedimentos específicos, procedimentos de limpeza, descontaminação e de descarte e o número de trabalhadores expostos as situações de risco.

A reunião foi dividida em alguns eixos, sendo eles subcomissões gestoras; análise de procedimentos e acidentes; mediadas de controle; planos de ação 2017/2018 e cronograma de reuniões, além de uma breve análise sobre a taxa de frequência de acidentes dos últimos anos.

CGMPA

A Comissão Gestora Multidisciplinar de Prevenção de Acidentes tem como objetivo analisar e implementar mudanças nas situações que colocam em risco a segurança e a saúde dos servidores ou terceirizados dentro dos equipamentos de saúde do Município. Além de estabelecer diretrizes, elaborar, implementar e atualizar, periodicamente, um plano de prevenção de riscos de acidentes relacionados a materiais perfurocortantes – que é constituído por todo material de uso ambulatorial ou hospitalar que possua ponta ou gume e utilizado para perfurar ou cortar.

Todo mês será realizada uma reunião para avaliar as metas fixadas no plano de trabalho e discutir as situações de risco identificadas pelos integrantes e estabelecer prioridades de ação para sua implementação e também promover anualmente campanhas de prevenção de acidentes e de doenças infectocontagiosas.

Entre outras atribuições da CGMPA estão a capacitação dos trabalhadores antes da adoção de qualquer medida de controle e de forma continuada para a prevenção; monitoração da exposição dos trabalhadores a agente biológicos na utilização de materiais perfurocortantes utilizando a análise das situações de risco e acidentes ocorridos antes e após a sua implementação.