No bairro Borda do Campo, em São José dos Pinhais, teve início na última segunda-feira, 11, no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Afonso Celso Araújo, as aulas do curso de Mecânica Automotiva Básica oferecidas pelo programa profissionalizante Geração Futuro.

O programa (de iniciativas sociais) é uma parceria realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Instituto Renault e o Serviço de Aprendizagem Industrial – Senai.

Essa primeira turma é formada por 69 alunos que participaram da pré-inscrição do programa – que aconteceu no mês de junho – e foram selecionados para o curso. As aulas, práticas e teóricas, vão até dezembro, o curso terá duração de 5 (cinco) meses.

A capacitação profissional é oferecida, exclusivamente, aos moradores do bairro Borda do Campo, onde a montadora Renault está instalada há mais de 20 (vinte) anos. A expectativa é grande por parte dos alunos. A secretária municipal de Assistência Social – Juliana Saraiva, esteve presente neste 1º dia de aula do curso.

Enquanto as aulas teóricas acontecerão no CRAS Afonso Celso Araújo (Borda do Campo), onde a Semas viabilizou um espaço para as turmas, as aulas práticas serão realizadas no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), localizado no bairro Afonso Pena. A seleção para o Geração Futuro é realizada todos os anos pela Prefeitura, por meio desta parceria.

(Por Alexandre Torres Jr. com informações da Semas e Instituto Renault / Foto: divulgação / Prefeitura SJP)