De oficinas a bate-papo com escritores paranaenses, entre os dias 26 e 29 de abril, a Prefeitura de São José dos Pinhais promoveu a 8ª Semana de Incentivo à Leitura realizada pela Secretaria Municipal de Cultura (Semuc) através da Divisão de Literatura. A semana envolveu toda comunidade em diversas ações e atividades que tinham o mesmo propósito: promover ainda mais a leitura e literatura em todas as idades.

Em menção ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 abril, em memória ao nascimento do escritor Monteiro Lobato (1882 – 1948) considerado pai da literatura infantil, e ao Dia Mundial do Livro, comemorado internacionalmente em 23 de abril, a Semana de Incentivo à Leitura foi criada no município para celebrar, respectivamente, as duas datas.

Com o retorno das atividades presenciais nas bibliotecas públicas municipais Scharffenberg de Quadros e Borda do Campo (que tiveram restrições diante da pandemia de Covid-19) várias ações relacionadas à leitura e literatura puderam ser realizadas novamente. A Contação de Histórias, foi uma delas.

Realizada pela contadora e professora Carmen, servidora do município, a Contação voltou atender alunos da Educação Infantil. Por causa da Covid-19, a Contação de Histórias nas bibliotecas públicas da cidade também foi prejudica na pandemia.

Durante a 8ª Semana de Incentivo à Leitura, alunos dos CMEIs – Centros Municipais de Educação Infantil, participaram também da Oficina de Pintura, do Cantinho da Leitura, além de visitas guiadas promovidas em alusão a semana de incentivos. O secretário municipal de Cultura – Marcelo Dal Negro, participou das ações.

Outras atividades (e ações) atenderam ainda alunos do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental. Os escritores paranaenses Álvaro Posselt, Professor de Língua Portuguesa e poeta, e Jaqueline Carteri, pedagoga e autora de livros infantis, prestigiaram o evento com oficinas de Haicai – forma curta de poesia japonesa – Produção Textual, além de um bate-papo com os alunos. Sérgio Pichorim, escritor sao-joseense, também esteve presente. A semana contou com a parceria da Livraria Roma.

(Por Alexandre Torres Jr. com informações da Semuc / Foto: divulgação / Prefeitura SJP)