Com o lema ‘Você não pode ver o Coronavírus mas pode ver os focos da Dengue’, a Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) da Secretaria Municipal de Saúde – Sems, vai reforçar, nos próximos dias, através de uma campanha que será promovida na cidade, a importância da prevenção no combate contra a Dengue que apresenta nos últimos meses um aumento expressivo do número de casos da doença na cidade, no Paraná e em todo o país.

Durante o ano, a Prefeitura realiza diversas ações de combate à Dengue no município, desde o início da pandemia de Coronavírus os trabalhos de prevenção promovidos pela UVZ não foram interrompidos e nas próximas semanas será intensificado através da campanha que reforça ainda mais os cuidados básicos e necessários de prevenção da doença como: não deixar água parada em recipientes (vasos, vasilhas, pneus, garrafas, plásticos) locais onde o mosquito nasce e se desenvolve; manter poços, cacimbas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros sempre bem tampados; fazer a entrega de pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou mantê-los em local limpo e coberto; limpar frequentemente calhas e a laje da casa além de manter o quintal sempre limpo recolhendo lixo e detritos são algumas medidas sanitárias que a população deve fazer para contribuir no combate contra à Dengue no município.

“É preciso ressaltar que os cuidados com a dengue devem ser diários, por isso é preciso cuidar para não gerar focos do mosquito. Mesmo com campanhas de conscientização e trabalho contínuo da Prefeitura, o número de casos têm subido e por isso a população não pode esquecer que Dengue também mata. Os 37 casos importados e confirmados para Dengue estão sendo acompanhados e monitorados pelas técnicas da Divisão de Vigilância Epidemiológica da cidade”, frisou Odevair da Silva Mathias – diretor do Departamento de Promoção e Vigilância da Sems.

Principais sintomas da Dengue:

  • Febre alta > 38,5ºC
  • Dores musculares intensas
  • Dor ao movimentar os olhos
  • Mal estar
  • Falta de apetite
  • Dor de cabeça
  • Manchas vermelhas no corpo

Ao observar os principais sintomas da doença descritos a cima procure imediatamente a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência e em caso de dúvidas a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) atende de segunda a sexta-feira das 8 h às 12 h e das 13 h às 17 h no telefone 3384-1228, e aos sábados, domingos e feriados através do telefone de Plantão da unidade: 9 8508-0800.

**As fotos que ilustram essa matéria são da ação realizada antes das medidas restritivas de combate ao Covi-19, por isso as pessoas não estão usando máscaras.

(Por Alexandre Torres Jr / Foto: banco de imagens / Prefeitura SJP)

PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.