Com a inauguração prevista para acontecer no primeiro semestre de 2021, a nova pista de skate da Praça Verbo Divino, localizada no Centro de São José dos Pinhais (Rua Veríssimo Marques, nº 55), está sendo construída de acordo com as medidas oficiais e padrão internacional atestado pela Federação de Skate do Paraná, filiada à Confederação Brasileira de Skate (CBSK).

Na manhã da última terça-feira (08/dezembro) funcionários da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Semvop) da Prefeitura, que executa o projeto da nova pista na praça, visitaram o canteiro de obras acompanhados pelo secretário municipal de Esporte e Lazer (Semel) – Amarildo Rosa.

“Realizamos aqui, a maior reforma da pista de skate da Praça Verbo Divino dos últimos 20 anos e iremos entregar à população de São José dos Pinhais uma nova pista, para a prática do esporte, com medidas oficiais e padrão internacional, de alto nível e qualidade, atestado pela Federação de Skate do Paraná”, comentou o secretário da Semel – Amarildo Rosa – durante a visita.

Uma proposta de trabalho, coordenada pela Semel – em parceria da Federação de Skate do Paraná e CBSK – vai implantar no município dois polos para ensino desta modalidade e desenvolvimento do Projeto Skate Escola que tem objetivo de atender, no contraturno escolar, crianças e adolescentes entre 06 (seis) e 17 (dezessete) anos, matriculados na Rede Pública de Ensino, e que estejam em situação de vulnerabilidade e risco social na cidade.

De acordo com Amarildo, além da nova pista atender uma solicitação antiga dos praticantes da modalidade, coloca São José dos Pinhais no circuito do esporte internacional. Em 2016, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que o skate, a partir de 2021 nos Jogos Olímpicos do Japão, estreia como esporte olímpico e estará presente nas futuras edições dos Jogos.

(Por Alexandre Torres Jr / Foto: Paulo Szostak / Prefeitura de SJP)