29/03/2019

Colônia Malhada: Guarda Municipal descentraliza ações em Operação Rural

(Foto: Lucas Mendes/Prefeitura SJP)

Nesta sexta-feira (29), a Guarda Municipal de São José dos Pinhais promoveu a Operação Rural na região da Malhada. A ação teve como objetivo descentralizar os serviços, levando mais segurança para a área rural do município.

Durante a ação, alunos da Escola Rural Municipal Prof. Alfredo José Eichel puderam conhecer o módulo móvel da Guarda, conversar com os guardas presentes, e também se conscientizar por meio de folhetos recebidos sobre a Febre Amarela, como forma de combater a doença.

Ao todo, quatro viaturas, duas motos e um módulo móvel estiveram na Colônia Malhada participando da Operação. Durante o dia, a Guarda permaneceu na Malhada realizando patrulhamentos. Segundo o secretário de Segurança, Fabiano da Rosa, a ideia da Operação é fazer um reforço de segurança na área rural e também fortalecer laços com a comunidade local. “Hoje estamos fazendo um projeto piloto. A Guarda já tem uma patrulha rural, mas hoje nós reforçamos a equipe para fazer um estreitamento com o pessoal da educação, com as crianças, com o posto de saúde, e com a comunidade”, enfatizou.

Estiveram presentes na ação o vereador Carlos Machado e o secretário de segurança Fabiano da Rosa. A Defesa Civil também esteve presente participando da operação. Além da Colônia Malhada, a Guarda Municipal também patrulhou outros locais da região rural, como na Colônia Murici, Colônia Marcelino, Roça Velha, Avencal e Gamelas.

Aplicativo 153 Cidadão

Com o aplicativo 153 Cidadão, moradores da área rural e área urbana podem solicitar viaturas da Guarda Municipal de qualquer lugar, basta ter acesso à internet. O aplicativo 153 Cidadão pode ser baixado pelo Apple Store, para sistemas iOS e Play Store, para Android. Nele, o munícipe pode acionar a Guarda, conversar via chat, visualizar telefones úteis, além de receber notícias sobre a segurança pública.

Segundo o chefe de operação da Guarda Municipal, GM Bissoli, o aplicativo é benéfico para quem reside na área rural do município. “Com o aplicativo da Guarda Municipal, as pessoas vão ter o contato direto a nossa Central de Operações, existe um operador 24h operando o chat e as ocorrências, estando em contato direto com a população. Para a população da comunidade rural, não tenho dúvidas que é uma ferramenta extremamente útil”, contou.

(Foto: Lucas Mendes/Prefeitura SJP)