No próximo sábado (19), em São José dos Pinhais, acontece a 6ª (sexta) Edição Noturna da Caminhada Internacional na Natureza que será realizada no Circuito Rural de Turismo do município.

A caminhada é promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo – Sictur. Após dois anos suspensa, a caminhada volta a ser realizada.

As inscrições são recebidas no link a seguir até amanhã (17) http://www.ecobooking.com.br/site3/destinoEventoSimples.php?Xeven=40z12idl4m0diml78na0.

O evento que apresentou recordes de público, nas últimas edições, não acontecia desde 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus, Covid-19. A última Caminhada Noturna que aconteceu, em 2019, reuniu quase 7 (sete) mil participantes.

Neste ano, o retorno das Caminhadas volta a movimentar o Circuito Rural com a presença dos caminhantes e aventureiros vindos de todos os lugares, inclusive, de outras cidades e estados. Eles fomentam o comércio da região.

Devido a pandemia, os participantes desta edição devem cumprir com protocolos sanitários (já conhecidos) no combate à disseminação do vírus: uso de máscara será obrigatório, os participantes devem cuidar e manter o distanciamento seguro (neste momento) de 1,5 – um metro e meio – além da higienização frequente das mãos com álcool em gel (70%).

Com percurso de nível intermediário, um pouco mais de 12 (doze) quilômetros, a caminhada levará os participantes às estradas rurais e trilhas – em mata e roça – com trechos sem iluminação pública entre dois roteiros turísticos especiais para o município, a Colônia Murici e o Caminho do Vinho da Colônia Mergulhão. Essa caminhada deve durar cerca de 3 horas.

De acordo com o site Ecobooking, São José dos Pinhais é a Capital Nacional das Caminhadas. Em 2019, ano em que a Prefeitura realizou as edições do evento antes da pandemia de Covid-19, mais de 16 (dezesseis) mil pessoas participaram das caminhadas, conhecendo e divulgando as belezas naturais das regiões visitadas, além das contribuições culturais trazidas pelos povos que formaram o município.

A concentração dos participantes desta 6ª Edição será no Parque do Vinho (Júlio Cesar Setenareski, esquina com a Rua Luis Grochoski). O credenciamento acontece das 18h às 19h, os participantes devem levar garrafa de água, lanterna e repelente. Haverá uma praça de alimentação montada no local. As saídas acontecem às 19h e 20h.

O encerramento das atividades da equipe de apoio e carimbo final está previsto às 22h30.

Atenção:

A galeria de imagens abaixo mostra fotos das edições que aconteceram em 2018 e 2019, por isso os participantes não usam máscara. O distanciamento de 1,5 – um metro e meio – também não era uma medida obrigatória ainda por causa da Covid-19.

(Por Alexandre Torres Jr. / Foto: banco de imagens / Prefeitura SJP)