Circuito Escolar de Xadrez bate recorde de público e de participantes

Publicado em 28 de agosto de 2017 às 17:28

Ginásio do Sesc Aeroporto foi palco de um dos maiores eventos da modalidade (Foto: Edison Renato/Semel)

Mais de 700 alunos de 45 instituições de ensino participaram da terceira etapa do Circuito Escolar de Xadrez, realizada na última sexta-feira (25), no Ginásio do Sesc Aeroporto. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Esporte e Lazer e Educação, em parceria com o SESC-PR e com a Federação de Xadrez do Paraná (FEXPAR), bateu mais um recorde de participação.

O vice-prefeito de São José dos Pinhais, Thiago Bührer, compareceu na abertura do evento e enalteceu a parceria entre as Secretarias de Esporte e Lazer e Educação com o SESC e FEXPAR. “Graças a todas essas parcerias é possível realizar um dos maiores torneios do Brasil e levar o Xadrez, que é uma ginástica da mente, para tantas crianças do nosso município”, destacou Thiago Bührer, que representou o prefeito Toninho Fenelon no evento.

O Circuito Escolar de Xadrez faz parte do Programa “Cidade Ativa, Cidade Saudável”, que pretende levar o esporte para milhares de são-joseenses. O secretário municipal de Esportes e Lazer, Alessandro Hendler, evidenciou o programa e destacou a participação dos enxadristas Dimitri Ferraz (8 anos) e Matheus Salvadego (10) no Campeonato Mundial de Categorias, realizado em Poços de Caldas-MG. “São atletas do município que disputam o Circuito Escolar e, com o apoio da Secretaria de Esportes, através do Clube de Xadrez, hoje estão participando de um campeonato mundial”, diz.

Já a secretária municipal de Educação, Ema Maria Zem Karam, também presente na abertura, parabenizou os professores pelo empenho com os alunos. “Um agradecimento especial aos professores, pois, sem o árduo trabalho deles, não seria possível realizar um evento tão grandioso”.

Destaque também para a presença no Circuito do grande mestre internacional de Xadrez, Jaime Sunye Neto, do diretor executivo do SESC, Alessandro Rocha, do secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), Giam Celli, dos coordenadores de Xadrez do município, Paulo Rios e Vinícius Santos, e do mestre da Federação Internacional e técnico do município, William Cruz.

A próxima e última etapa será realizada no dia 06 de outubro, no Ginásio Max Rosenmann. A cerimônia final de premiação será realizada no dia 08 de dezembro na Câmara Municipal. Confira os vencedores da 3ª etapa do Circuito Escolar.

1º Ano Masculino Matheus Santos Favarin (EM Cleonice Braga)

1º Ano Feminino Adrielle Aparecida dos Santos (EM Cleonice Braga)

2º Ano Masculino Rafael Ferreira dos Santos (EM Cleonice Braga)

2º Ano Feminino Amanda Vitória Franco (EM Cleonice Braga)

3º Ano Masculino Davi Guilherme Duarte Campos (EM Padre Pedro Fuss)

3º Ano Feminino Beatriz Gianna da Silva da Cruz (EM Maria de Rocco)

4º Ano Masculino Daniel Cadamuro de Moura (Colégio Acesso Hauer)

4º Ano Feminino Ana Lia Grebogi (Em Lilian Viana)

5º Ano Masculino André Luiz Pirola (EM Padre Pedro Fuss)

5º Ano Feminino Maria Eduarda Grigoli (EM P.e Pedro Fuss)

6º Ano Masculino João Carlos Rufato (CE Maria Vidal)

6º Ano Feminino Rhaissa Pinheiro (CE Dr. Xavier da Silva)

7º Ano Masculino Murilo Groth (CE Tiradentes)

7º Ano Feminino Laura Vitória da Silva (CE Elza Scherner Moro)

8º Ano Masculino Henrique do Nascimento (CE Alfredo Greipel Júnior)

8º Ano Feminino Geovana de Souza (CE Elza Scherner Moro)

9º Ano Masculino Marcos Henrique da Silva (CXSJP)

9º Ano Feminino Glayce Rocha de Lima (CXSJP)

Ensino Médio Masculino João Paulo de Souza (CE Elza Scherner Moro)

Ensino Médio Feminino Jady Latyffa (CE Eunice Borges da Rocha)

Comunidade Masculino Iwersen Trzeciak(CX Erbo Stenzel)

Universitário Feminino Juliana de Oliveira (EM Francisco F. Claudino)

Veterano Masculino Mauro Cesar Hatschbach (CX Erbo Stenzel)

Veterano Feminino Maria Regiane Spengler (EM Luiz Singer).

Mais de 700 alunos representando 45 instituições de ensino participaram do grande evento (Foto: Edison Renato/Semel)

Vice-prefeito Thiago Bührer representou o prefeito Toninho Fenelon e enalteceu a organização do evento (Foto: Edison Renato/Semel)