Através de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas) e de Meio Ambiente (Semma), a Prefeitura de São José dos Pinhais entregou na manhã da última quinta-feira (11), cestas básicas e kits de higiene que vão atender, diante da crise desencadeada pelo novo Coronavírus (Covid-19), cooperados das Associações de Reciclagem do município, também afetadas pela pandemia.

A prefeita, Nina Singer, e o vice-prefeito, Professor Assis, participaram da entrega realizada na Associação ‘Semente do Amanhã’ (Rua Pedro Trevisan, nº 249, Jd. Itália). A secretária de Assistência Social, Juliana Saraiva, o secretário de Meio Ambiente, Wagner Zaclikevis, e servidores municipais também estiveram presentes na entrega. O presidente da associação – João Cordeiro – recebeu as cestas e kits junto com outros cooperados.

“O trabalho realizado em cada uma das associações de reciclagem de São José dos Pinhais é de extrema importância à cidade. Todo o material recolhido através das rotas de coletas criadas pela Prefeitura com o Programa Recicla São José, é destinado às associações que fazem a triagem do que pode ser reaproveitado”, disse a prefeita Nina Singer.

“Contamos com colaboração da população que precisa separar adequadamente o lixo reciclável (resíduos reaproveitáveis) do lixo orgânico (restos de alimentos, cascas de frutas e sementes, folhas e caules, por exemplo)”, comentou a prefeita.

As ações do Departamento de Educação Ambiental da Semma levam informações sobre a importância da reciclagem às escolas municipais, empresas, instituições de ensino, associações de moradores e comunidades. A conscientização da população ainda é o grande desafio.

Recicla São José

Desenvolvido no município em 2016, o Programa Municipal Recicla São José é coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) com objetivo de fortalecer as associações e cooperativas de reciclagem da cidade.

Além de ampliar a produtividade dos cooperados, o programa também promove inclusão e a melhoria de renda das famílias envolvidas nesta atividade.

O Programa inclui o apoio à formalização das associações parceiras, acompanhamento social, assessoria técnica e o fornecimento de máquinas, uniformes, equipamentos e treinamentos com foco na segurança e no desempenho operacional das unidades de triagem de recicláveis.

Todas as ações do programa estão previstas no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, formalizado em 2017, pela Lei Municipal nº 2869.

Antes do Recicla São José, toneladas de resíduos recicláveis paravam nos aterros sanitários. Hoje, com o programa, os resíduos são comercializados e geram renda às famílias envolvidas no processo de reciclagem.

(Por Alexandre Torres Jr / Foto: Álvaro Mateus Heger / Prefeitura SJP)