Censo Agro 2017 é lançado em São José dos Pinhais

Publicado em 23 de agosto de 2017 às 17:16

Prefeito Toninho Fenelon (Foto: Paulo Szostak/PMSJP)

Na manhã desta quarta-feira (23), aconteceu no plenário da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, o lançamento do Censo Agro 2017, promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O intuito foi apresentar como será o planejamento para a realização do censo na área rural do município, que acontece a partir do dia 1 de outubro de 2017. O modelo aplicado se utilizará de recursos mais modernos a fim de otimizar o tempo do trabalho.

O prefeito Toninho Fenelon retratou a relevância das secretarias envolvidas no evento e do IBGE. “São José dos Pinhais é uma cidade que cresce e desenvolve e nós como administração pública estamos buscando sempre melhorias. A área rural do nosso município é uma das nossas maiores riquezas, foi lá que começou nossa cidade. Por esse e mais motivos precisamos desenvolver e programar ações que favoreçam mais essa área, para isso devemos ter números, e isso o IBGE nos fornece de uma forma muito boa, agradeço o trabalho que eles vem fazendo e ajudando nosso município a melhor se planejar”, disse.

O secretário de Agricultura e Abastecimento Arnaldo Woitch destacou a importância do evento e agradeceu a parceria existente entre os órgãos públicos. “Estamos unindo forças e conhecimento com administração pública, legislativo e técnicos do IBGE para proporcionar um melhor auxilio a nossos agricultores”.

Também presente no evento, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Rafael Rueda Muhlmann, comentou o trabalho que a secretaria vem fazendo.  “Contamos com o Departamento de Indicadores Sociais e Econômicos que busca informações para realizar ações assertivas e assim realizarmos um melhor trabalho junto ao município e população”,  explicou.

Participaram da solenidade o chefe da Divisão de Agricultura da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Paulo da Nova, o diretor geral de Planejamento Luiz Keppen, o chefe de Gabinete do vice-prefeito, Andrei Gondro, o secretário de Governo, Augustinho Michalizen, a vice-presidente da Câmera dos Vereadores Nina Singer, o chefe da unidade estadual do IBGE Sinval Dias dos Santos, o coordenador do Censo Agro em São José dos Pinhais, Augusto dos Santos Pereira, o diretor de Agricultura da Aciap, Edilson Catapan e os vereadores Silvio Santo e Edison Dangui.

Censo Agro
Principal e mais completo levantamento de dados sobre a produção agropecuária, florestal e aquícola brasileira, o Censo Agro vai a campo a partir de 1º de outubro desse ano.

A pesquisa pretende investigar informações em cerca de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todos os municípios brasileiros, levantando informações sobre agricultura, extração vegetal, silvicultura, criação de animas de grande, médio e pequeno porte, aqüicultura, criação de abelhas, criação de bicho-da-seda, beneficiamento e transformação de produtos agropecuários.

Serão coletados dados, através de preenchimento de questionário eletrônico, sobre o total de estabelecimentos e o que produzem; utilização de pessoal e mão de obra; caracterização do produtor; distribuição e uso de terras, entre outros dados do setor referidos ao período de 1º de outubro de 2016 a 20 de setembro de 2017 para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Mesorregiões, Microrregiões e Municípios.

Para a realização da pesquisa, está prevista a contratação temporária de mais de 26 mil pessoas dentre Analistas Censitários, Agentes Censitários e Recenseadores, através de processos seletivos simplificados.

A divulgação de resultados preliminares está prevista para 2018 sobre quantidade e área total dos estabelecimentos agropecuários, utilização das terras, tratores, pessoal ocupado, efetivos da pecuária e produção animal, para todo o Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação.

A partir de 2018, também serão divulgados os resultados definitivos da pesquisa para o Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação.

(Foto: Paulo Szostak/PMSJP)

Chefe da unidade estadual do IBGE Sinval Dias dos Santos: IBGE começará censo Agro 2017 a partir do dia 1º de outubro em São José dos Pinhais (Foto: Paulo Szostak/PMSJP)

Coordenador do Censo Agro em São José dos Pinhais, Augusto dos Santos Pereira (Foto: Paulo Szostak/PMSJP)