A 20ª Semana Nacional de Museus (SNM) será comemorada em São José dos Pinhais com exposições especiais. A partir desta segunda-feira (16) a Secretaria Municipal de Cultura (Semuc) inicia a programação da semana com a exposição ‘Trajetória fantástica: de um simples esboço surge um fantástico espetáculo’, da artista visual, bonequeira e integrante do Coletivo EcoArt Brasil – Kátia Piccolin.

A exposição acontece no Museu do Boneco Animado, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 16h. O Museu está localizado na Rua XV de Novembro, nº 1.820 – Centro. A entrada é gratuita.

No Museu Municipal Atílio Rocco, a Prefeitura também promove (ao longo do mês) diversas ações internas em reconhecimento à importância, fortalecimento e visibilidade aos museus da cidade. O museu funciona de terça a sexta-feira, das 8h ao 12h e das 13h às 17h. Aos sábados abre das 12h às 16h. O museu municipal está localizado na Rua XV de Novembro, nº 1.660, Centro.

Neste ano, o tema da Semana é: ‘O Poder dos Museus’.

Outra exposição, preparada pela Semuc, em comemoração à SNM, é realizada na Casa da Cultura Polonesa Pe. Karol Dworaczek (Rua João Lipinski, nº 1.101 – Colônia Murici).

Lá, acontece a exposição ‘Crescemos em um piscar de olhos! Quem nos lembrará’, que pode ser visitada (gratuitamente) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 10h às 14h. Com fotos e objetos antigos, a exposição conta o processo e a evolução da Casa da Cultura do município.

Construída e proposta de forma articulada com o setor museal brasileiro, a Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) e acontece desde 2003 (ano de criação) em todo território nacional com a mobilização das instituições museais e culturais brasileiras.

Desde 1977, O Dia Internacional dos Museus é celebrado todos os anos em 18 de maio. Essa data, foi instituída pelo ICOM – Conselho Internacional dos Museus.

(Por Alexandre Torres Jr. com informações da Semuc e Ibram / Foto: divulgação / Prefeitura SJP)