02/03/2016

CAPS TM também recebe reforma em 2016

O local já foi Centro de Reabilitação – Posto Braga, Unidade Básica de Saúde e desde 2012 é o CAPS TM (Foto: Divulgação/Sems)

Por meio do Programa Avança, em 2016 a Prefeitura de São José dos Pinhais realizará várias obras de reforma em Unidades da Secretaria de Saúde. No Centro de Atenção Psicossocial II – Transtornos Mentais (CAPS TM) as reformas estão acontecendo desde o final de janeiro. O telhado e as 36 janelas da Unidade já foram trocados e no momento está sendo realizada a pintura externa.

O local já foi Centro de Reabilitação – Posto Braga, onde se concentrava o serviço de fisioterapia do Município. Com a implantação da regionalização na Rede Municipal de Saúde, o serviço de fisioterapia foi descentralizado e os profissionais foram distribuídos entre as Unidades Básicas. Com o local desativado, criou-se a Unidade Básica de Saúde (UBS) para o bairro Braga, onde permaneceu até ganhar novo endereço.

Depois de ocorrerem essas mudanças, o CAPS TM foi inaugurado em 3 de julho de 2012 com a finalidade de atender pessoas que sofrem com transtornos mentais, cuja gravidade e persistência justificam seu atendimento especializado.

Com a reforma, a Unidade também ganhará readequações no seu espaço, resultando inclusive na ampliação do número de consultórios médicos, de dois para quatro. Depois das readequações, ainda acontecerá a pintura interna da estrutura.

A Unidade conta com uma equipe de profissionais voltados ao trabalho de Saúde Mental com assistente social, fisioterapeuta, nutricionista, enfermeiro, psicólogo e médico psiquiatra proporcionando atendimento integral (interdisciplinar) aos pacientes. Em média, a Unidade acolhe em torno de seis pacientes novos ao dia, realiza triagem, oficinas terapêuticas (atualmente com 130 pacientes incluídos), elabora o plano terapêutico individual e consultas psiquiátricas.

CAPS TM – Rua João Maria Rocco, 230 – Braga. Tel: (41) 3381-5832

RÁDIO PREFEITURA

reforma_caps_tm_carla_beatriz_001
O telhado e as 36 janelas da Unidade já foram trocados e no momento, está sendo realizada a pintura externa (Foto: Divulgação/Sems)