(Foto: Divulgação/Prefeitura SJP)

O leite materno humano é considerado um alimento completo para garantir o crescimento e desenvolvimento dos bebês. Pensando nisso, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Educação, criou o “Cantinho do Mamá”, com o objetivo de incentivar as mães a amamentarem seus filhos nos Centros Municipais de Educação Infantil.

O Programa “Cantinho do Mamá” foi idealizado em 2015, inspirada no Programa “Mama Nenê”, de Curitiba. De acordo com a idealizadora do projeto, a nutricionista da Divisão de Merenda Escolar da Secretaria de Educação, Rebeca Vilaverde Duarte Braum, o Cantinho é um espaço voltado à promoção e proteção ao Aleitamento Materno. “As mães podem ir lá para amamentar seu filho matriculado, ou ainda ela vai levar o filho mais velho e o seu bebê quer mamar, ela pode usar desse espaço. Esse ano temos unidades que as mães não conseguem ir amamentar, pois trabalham longe, mas elas levam o seu leite para ser ofertado ao seu filho no CMEI”, explicou.

A ideia do espaço é oferecer conforto e um ambiente aconchegante para o momento mãe e filho, estimulando assim, a qualidade de vida da criança. Ao todo, São José dos Pinhais conta com 44 CMEIs, destes, mais da metade possuem o Cantinho do Mamá, já que para ser considerado um “Cantinho do Mamá”, basta ter uma poltrona confortável para a mãe e filho.