Cantinho do Mamá de São José dos Pinhais celebra um ano de atuação com evento

Publicado em 22 de agosto de 2018 às 16:19

(Fotos: Edison Renato/PMSJP)

Nesta quarta-feira (22), a Secretaria Municipal de Saúde, junto à Secretaria Municipal de Educação comemorou mais uma data em alusão ao Agosto Dourado, mês determinado por lei para a conscientização e reflexão sobre o aleitamento materno, desta vez, celebrando um ano da atuação do “Cantinho do Mamá” de São José dos Pinhais.

O evento aconteceu no período da tarde, na Central de Treinamento e Desenvolvimento da Prefeitura de São José dos Pinhais, contando com a presença de profissionais da educação e da saúde. Esteve presente a diretora do Departamento Municipal de Educação Infantil, Rute Ivete Percicote, que explicou sobre a importância e o impacto positivo que o Cantinho do Mamá para os CMEIs do município. “É importante para que tenha o respeito pela criança, é um direito da criança estar sendo amamentada em um espaço reservado, tranquilo, sem maiores atropelos. O Cantinho procura respeitar a necessidade das mães de estarem amamentando seus filhos”, enfatiza.

A comemoração também contou com a presença da nutricionista da Divisão de Merenda Escolar da Secretaria de Educação, Rebeca Vilaverde Duarte Braum, explicando sobre a importância do aleitamento materno, e também da Aline Fernanda Moreira, diretora do CMEI Conjunto Mercúrio, localizado em Curitiba, para trocar experiências sobre os CMEIs com relação ao aleitamento materno.

Debora da Veiga, diretora-auxiliar do CMEI Luiz Stocco, conta que no CMEI, o Cantinho atua há um ano. “Temos uma poltrona, um quadro de informações, água. É um espaço que preparamos com todo conforto para as famílias. As mães que vão ao Cantinho são as funcionárias, as mães que vão preencher as inscrições de vagas, e também mães do CMEI”. Além de Debora, a diretora do CMEI Tio João, Tatiana Botini, também esclarece o quanto o Cantinho do Mamá têm beneficiado as mães, que existe há um ano no CMEI. “É importante para a gente receber essas mães e conscientizar sobre a importância da amamentação. A gente encarou como um desafio para mudar a nossa concepção sobre o que é a amamentação, abraçamos o projeto”, afirma.

Cantinho do Mamá

Idealizado em 2015 pela nutricionista da Divisão de Merenda Escolar da Secretaria de Educação, Rebeca Vilaverde Duarte Braum, inspirado no programa Mama Nenê, de Curitiba, o Cantinho do Mamá é um espaço destinado à amamentação nos CMEIs de São José dos Pinhais. Atualmente, o Cantinho está presente em cerca de 40 CMEIs do município.

Banco de Leite

O Hospital São José possui o Banco de Leite (BLH), que alimenta os recém-nascidos, bebês e a UTI neonatal do Hospital. Por conta disso, o Banco de Leite está disponível para as mães que desejam doar o leite materno, que pode ser doado no próprio Hospital, ou então a domicílio.

Para doar basta entrar em contato com o BLH do Hospital São José:

Telefone (41) 3283-5522, ramal 280, ou então pelo Whatsapp (41) 99183-5041.

Email: bancodeleite@sjp.pr.gov.br

Rua Coronel Luiz Victorino Ordine, 1747