10/05/2016

Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa vai até o fim do mês

São José dos Pinhais recebeu 848 frascos da vacina, o que equivale a 10 doses em cada um, quantidade suficiente para a imunização dos bovinos e bubalinos de até 2 anos do Município (Foto: Divulgação/PMSJP)

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, iniciou na última semana mais uma Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. A ação, que é realizada em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), garante a imunização gratuita dos rebanhos de bovinos e bubalinos do Município.

A distribuição das doses acontece tanto na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Rua Veríssimo Marques, 1.801 – Centro), até o dia 31 de maio, quanto em locais estratégicos pré-definidos pela organização, conforme programação que segue até 20 de maio. Os produtores devem pegar as doses munidos de caixa térmica, visando a preservação do material e com o cadastro devidamente preenchido.

A Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa é realizada duas vezes ao ano, sendo a primeira em maio e a segunda em novembro. É imprescindível ressaltar que no mês de maio o produtor deve vacinar todos os seus gados com até 2 anos, mas é obrigatório o cadastro e vacina de todos os seus animais. São José dos Pinhais recebeu para esta etapa da vacinação um total de 848 frascos da vacina, sendo que cada um destes equivale a dez doses.

Segundo a secretária de Agricultura e Abastecimento, Daniella Setim, é essencial a aplicação da vacina nos animais do Município. “Rebanhos contaminados com a febre aftosa causam um prejuízo enorme não só para São José dos Pinhais, mas também para o Estado, já que afeta a exportação dos gados. É por isto que sempre procuramos manter os rebanhos vacinados e saudáveis, garantindo assim uma barreira sanitária em nossa Cidade”, destacou.

A secretária afirmou ainda que, mesmo a responsabilidade sanitária dos rebanhos ser do Estado, São José dos Pinhais presta um apoio diferenciado, pois é um dos poucos municípios do Paraná que oferta as vacinas gratuitamente. Hoje estão cadastrados junto à Prefeitura 770 produtores de gado, perfazendo um total superior a 9,7 mil cabeças.

Vacinação
O ato de vacinação é uma prática que, embora simples, requer cuidados e o conhecimento necessário para a correta aplicação para, assim, evitar prejuízos aos produtores e danos aos animais. Através de medidas como revisar as instalações, adquirir vacinas em locais confiáveis, manter as doses em temperatura ideal, bom trato aos animais, aplicar a dose indicada com agulhas adequadas, o produtor terá a sua compensação.

Cadastro que deverá ser entregue preenchido

Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa
A Campanha faz parte do calendário oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e ocorre em todo o Brasil nos meses de maio e novembro. A entidade cobra a aplicação da vacina de todos os produtores nacionais e quem não aplica recebe uma multa de aproximadamente R$ 800 até dez cabeças de gado, e se passar deste número, o valor passa a ser de R$ 79 por animal.

Relação dos locais e dias em que serão distribuídas as vacinas, além da Secretaria de Agricultura e Abastecimento:

Dia 09 – Faxina/Portãozinho – Salão da Igreja da Faxina;
Córrego Fundo e Santos Andrade – Mercearia do Eurico;

Dia 10 – Rio de Una – Casa do Bonin;
Roça Velha/Saltinho – Mercado Andrade;

Dia 11 – Campestre da Faxina – Salão da Igreja;
Malhada/Olho D’Àgua – Sala da Catequese;

Dia 12 – Campo Largo da Roseira – Sala da Catequese;
Avencal/Antinha – Salão da Igreja do Avencal;

Dia 13 – Contenda – Escritório da Emater Contenda;
Papanduva da Serra – Salão da Igreja;

Dia 16 – Marcelino – Salão da Igreja Ucraniana;
Murici e região – Bar e lanchonete D&J;

Dia 17 – Cotia – Salão da Igreja;
Capão Grosso e região – Salão da Igreja Capão Grosso;

Dia 18 – Agaraú – Agropecuária São Francisco;
Colônia Acioli/Borda do Campo – Salão da Igreja da Acioli;

Dia 19 – Cachoeira – Salão da Igreja;
Colônia Zacarias/Colônia Rio Grande – Bar e Mercearia Marina – Élcio;

Dia 20 – Campina do Taquaral – Salão da Igreja;
Castelhanos – Casa da Sra. Tecla Grassmann.

Sao Jose dos Pinhais, 15 de Março de 2016 (Semag) - Inauguracao Armazem da Familia (Foto: Ary Portugal/PMSJP)
(Foto: Divulgação/PMSJP)

.